A hérnia umbilical é caracterizada por um estufamento no umbigo, que se desenvolve quando uma porção do revestimento do abdômen, de parte do intestino e/ou do fluido do abdômen se acumula através do músculo da parede abdominal.
Geralmente, a hérnia umbilical dói e pode provocar náusea e vômito, especialmente quando se faz algum tipo de esforço, como levantar uma caixa pesada ou abaixar para pegar um objeto do chão.
A hérnia umbilical no adulto deve ser tratada com cirurgia para evitar complicações, como infecção do intestino. No entanto, ela é mais comum em bebês e, nesses casos, não é necessário tratamento específico porque ela desaparece espontaneamente até os 5 anos de idade.
Cirurgia para hérnia umbilical
O único tratamento para a hérnia umbilical é a cirurgia. Denominado herniorrafia, o procedimento é feito por meio de um corte na região abdominal ou por laparoscopia.
Na cirurgia com corte no abdômen, é utilizada a anestesia peridural. Após o corte, a hérnia é empurrada para dentro da barriga e a parede abdominal é fechada com pontos. Normalmente, o médico coloca uma tela na região, para evitar que uma nova hérnia apareça no local.
Quando se opta pela cirurgia por videolaparoscopia, há necessidade de anestesia geral. São realizados três pequenos furos no abdômen, para permitir a entrada da microcâmera e dos outros instrumentos necessários para empurrar a hérnia para o seu devido lugar. Coloca-se, também, a tela para evitar-se reincidência.
6 Cuidados pré-operatórios
1# Medicamentos
Durante a consulta médica é preciso informar sobre as medicações que estão sendo tomadas, incluindo os medicamentos sem receita. Alguns remédios podem influenciar o procedimento. Os remédios orais para diabetes devem ser suspensos no dia anterior à cirurgia.
2# Cigarro
É recomendado que se deixe de fumar antes da cirurgia, uma vez que a tosse causa incômodo em quem tem hérnia. Deixar de fumar também melhora a circulação sanguínea, o que ajuda na cicatrização dos tecidos após o procedimento.
3# Atividade física
O indivíduo que se submeterá à cirurgia de hérnia deve evitar carregar objetos pesados, o que pode forçar a parede abdominal, causando dor.
4# Jejum
É preciso manter o jejum conforme orientação do anestesiologista.
5# Exames
No dia da cirurgia, todos os exames pré-operatórios devem ser levados para o hospital, assim como relatórios médicos solicitados.
6# Cuidados específicos
Outras recomendações seguirão conforme a situação da doença e orientação médica.
Cuidados pós-operatórios
Para que a recuperação seja bem-sucedida, devem-se tomar alguns cuidados após a cirurgia. No primeiro mês, é importante evitar pegar objetos pesados e realizar movimentos bruscos. Só é recomendado dirigir quando não houver dor abdominal, cerca de 3 a 5 dias depois da cirurgia. A alimentação pode ser normal, mas vale a pena investir em fibras, pois pode ser mais confortável evacuar, sem dor.
Além disso, pode ser indicado usar uma cinta para hérnia umbilical, que oferece mais conforto e segurança.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!