pós-operatório

Os principais cuidados no pós-operatório da cirurgia de hérnia umbilical

A hérnia umbilical, quando presente em adultos, deve ser tratada com cirurgia para evitar complicações maiores, como uma infecção do intestino, por exemplo. Por envolver um processo cirúrgico, muitas pessoas têm dúvidas sobre o pós-operatório. 

Uma hérnia no umbigo, como é mais conhecida, envolve uma protuberância (superfície elevada, caroço) que se forma na região do abdômen.

A cirurgia é o procedimento mais indicado para o reparo da hérnia umbilical (e outros tipos de hérnias), já que o problema não some sozinho.

Quando não tratada, uma hérnia está sujeita a condição de estrangulamento, que é extremamente grave e pode levar até a morte. E é por conta desse risco que hérnias são operadas. Então, se você tem uma hérnia umbilical e está considerando a cirurgia, veja o que esperar e quais cuidados você deverá tomar após a cirurgia. Vamos lá?!

Como é o pós-operatório da cirurgia?

Geralmente você é liberado para ir para casa no mesmo dia da cirurgia de hérnia, depois de comer e beber algo. É normal sentir algumas dores e desconforto no abdômen. Você também pode ficar com um pouco de sono. É normal e logo passará.

Passar uma noite no hospital é recomendado normalmente para quem tem outros problemas médicos, ou pacientes que não estão conseguindo manter nada no estômago (vomitando). Nestes casos, uma noite de monitoramento é necessário.

No entanto, se tudo ocorreu bem, você receberá analgésicos e será enviado para 

Quais os principais cuidados você deverá tomar?

Em casa

Pode haver alguns hematomas ao redor da incisão durante a recuperação em casa. É normal e geralmente somem após uma semana. No entanto, quanto ao inchaço, pode levar mais de uma semana para diminuir. Por isso, é importante tomar os analgésicos indicados pelo hospital para aliviar qualquer desconforto.

Lembre-se de seguir as instruções de banho e cuidados com a ferida que a enfermeira lhe deu. Se você tem intestino preso, evite fazer esforço no vaso sanitário, pois pode causar dor próxima a ferida. Beber muito líquido e comer alimentos ricos em fibras podem ajudar a controlar a condição de intestino preso.

Atividades diárias

Seu médico será capaz de lhe instruir sobre quanto tempo levará para a recuperação total no pós-operatório. No entanto, geralmente atividades diárias podem ser retomadas quando o paciente para de sentir dor ao realizar determinadas ações.

Atividades físicas mais simples, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar podem ajudar no processo de recuperação. Já atividades mais pesadas, como malhar ou qualquer outra que exija muito esforço, devem ser evitadas por 8-12 semanas.

Trabalho

É recomendado voltar ao trabalho após 1 a 2 semanas, de acordo com a indicação médica. Agora, se o seu trabalho exige força física, então provavelmente você precisará de mais tempo. Consulte seu médico.

Dirigindo

É realmente aconselhável evitar dirigir nas primeira semana após a cirurgia, pois ficar muito sentado pode causar dor ou desconforto. Além disso, pode impossibilitar que você consiga fazer paradas de emergência sem sentir dores.

Quando procurar um médico?

Ligue imediatamente para o seu cirurgião geral se após a cirurgia de hérnia umbilical você sentir algum dos sintomas abaixo no pós-operatório:

  • febre persistente;
  • sangramento no local da incisão;
  • dor e inchaço persistente no abdômen;
  • calafrios;
  • falta de ar;
  • dificuldade para urinar;
  • náusea e vômito persistente;

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe