hérnia umbilical

6 causas para a hérnia umbilical

A hérnia umbilical ocorre com mais incidência em bebês e crianças, mas também pode aparecer em adultos. A doença atinge a área do umbigo e traz algumas complicações sérias à saúde se não for tratada.

Conheça agora seis causas desse tipo de hérnia.

O que é a hérnia umbilical

A hérnia de umbigo se forma quando parte do revestimento abdominal interno, ou o fluído do abdômen, se acumula no músculo do umbigo. Com isso, parte dos órgãos internos atravessam a parede abdominal e saltam pela cavidade umbilical.

Causas da hérnia umbilical

1. Obesidade

O excesso de peso, causado de forma crônica ou não, gera uma forte pressão interna nos órgãos, que pode levar ao deslocamento de algum deles à área umbilical.

2. Gestação

O processo de gestação leva ao aumento de peso da mulher, fazendo com que essa condição aja de forma semelhante à obesidade como causa da hérnia de umbigo. Com a pressão interna maior, órgãos podem romper músculos e tecidos do abdômen e saírem pelo umbigo.

3. Constipação intestinal

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, é mais um dos elementos que se encaixa como uma das causas da hérnia de umbigo.

O esforço contínuo e excessivo para evacuar provoca uma forte pressão interna na região do abdômen, e pode levar ao aparecimento da hérnia.

4. Esforço físico excessivo

Tanto levantar pesos sem a devida preparação, como fazer esforços físicos que exijam muita força – principalmente do abdômen – pode culminar na doença.

Forçar o corpo a levantar pesos excessivos repetidamente por algum tempo, é um fator relevante que ocasiona em uma hérnia de umbigo.

5. Nascimento prematuro

O nascimento prematuro traz a criança com baixo peso, por motivos de que a estrutura corporal do bebê não foi totalmente formada no tempo previsto.

Isso pode gerar a hérnia de umbigo porque, como o corpo da criança não está completamente constituído, ela pode ter seus tecidos e músculos abdominais frágeis.

Com a área deficiente, uma alça intestinal, ou parte de outro órgão, atravessa o umbigo e, assim, forma a hérnia na criança.

6. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC é geralmente caracterizada por duas doenças: a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Essas duas enfermidades causam tosses crônicas intensas e muita dificuldade para respirar.

Com a tosse constante, as paredes internas – musculares e de tecidos – do abdômen podem ser rompidas a longo prazo. Consequentemente, esse efeito gera a hérnia de umbigo.

A avaliação frequente da sua saúde pode levar à descoberta precoce do problema. Isso possibilita a tomada de medidas de solução para a doença mais cedo, diminuindo os riscos à sua saúde.

Para que a hérnia umbilical não prejudique sua saúde, é muito importante fazer consultas periódicas ao médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe