Existem vários termos que são usados para vários tipos de condições que podem afetar sua vesícula biliar, como é o caso do termo “vesícula biliar distendida”.
A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pera localizado próximo ao fígado. Sua principal função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que ajuda a digerir alimentos, especialmente os mais gordurosos.
A maioria das condições que afeta a vesícula biliar ocorre devido uma inflamação das paredes do órgão, o que é conhecida como colecistite. Normalmente essa inflamação é devido à existência de cálculos biliares (pedrinhas na vesícula biliar) que bloqueiam os ductos que ligam ao intestino delgado.
O que é uma vesícula biliar distendida?
A distensão da vesícula biliar normalmente também é conhecida como colecistite, que é quando existem pedrinhas que bloqueiam o ducto cístico. No entanto, em alguns casos, como quando proveniente de doenças sérias ou inflamações da vesícula, essa distensão ocorre sem a presença de pedrinhas (cálculos biliares).
Uma vesícula biliar fisiologicamente distendida é uma vesícula normal. É a condição padrão esperada quando o paciente está em jejum.
A “bolsa” de bile é útil em digerir a gordura. Assim que a gordura entra no seu intestino, a vesícula biliar se contrai e libera a bile para auxiliar no processo de digestão. No entanto, quando o paciente está em jejum ou dormindo de estômago vazio, por exemplo, a bile se acumula na vesícula biliar, se preparando para a próxima refeição. Esse estado “cheio” é o que resulta na condição de vesícula biliar distendida.
Após um longo período de jejum, você fará sua primeira refeição. Ainda sim um pouco de bile ficará armazenado na vesícula biliar. Esse estado “meio vazio” também pode resultar na condição que conhecemos por vesícula biliar parcialmente distendida.
A vesícula biliar se enche e se esvazia regularmente todos os dias de acordo com a alimentação que você segue. Então, uma vesícula distendida pode significar duas coisas nos estágios normais: ela está cheia ou meio vazia de bile.
É uma condição normal, desde que não haja a presença de cálculos biliares e sintomas persistentes.
Este termo é muito comum em resultados de ultrassom e, por isso, muitas pessoas buscam-no na internet a fim de entender o verdadeiro significado da condição.
Quando a vesícula biliar está cheia ou um pouco vazia, alguns sintomas são comuns, mas passageiros (novamente, desde que não haja cálculos biliares e infecções). Estes incluem:
- vômitos;
- cólicas;
- arrepios;
- fezes claras e/ou bem amareladas.
No entanto, se esses sintomas se tornarem frequentes e novos aparecerem (como febre, icterícia, dor forte no abdômen, etc), provavelmente sua vesícula biliar está inflamada ou distendida por conta de cálculos biliares.
Nesse caso, é necessário marcar uma consulta médica e aguardar com calma o diagnóstico para, só então, começar o tratamento para a condição – caso seja necessário, é claro.
Se o termo “vesícula biliar distendida” apareceu no resultado do seu ultrassom, provavelmente você está apenas com pouco ou excesso de bile, o que é completamente normal. Agora, se cálculos biliares e infecções também foram diagnosticadas, nesse caso um tratamento é necessário para livrar-se da condição.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!