Vesícula Biliar: 4 Cuidados no Pós-Operatório

Vesícula Biliar: 4 Cuidados no Pós-Operatório

Os cálculos biliares são uma condição incômoda que, a depender da gravidade, exigem a realização de um procedimento cirúrgico, conhecido como cirurgia de vesícula biliar, pois consiste na remoção deste órgão.

E como é a vida após esse procedimento? Quais os cuidados pós-operatórios? Se você tem essas dúvidas, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas.

Abaixo, listei os cuidados após a cirurgia na vesícula biliar

1. Repouso

Após a cirurgia, o paciente precisa ficar internado por, pelo menos, 24 horas, no caso da cirurgia por laparoscopia, ou 48 horas, no caso da cirurgia convencional. O retorno às atividades costuma ser autorizado apenas depois dos primeiros 15 dias.

Em alguns casos, pode ser necessário estender o período de internação hospitalar. Caso às 48 horas, o médico poderá recomendar a realização de fisioterapia a fim de garantir a movimentação do corpo e prevenir a ocorrência de complicações respiratórias.

Ainda, após o despertar da anestesia, o paciente pode sentir dores na região do abdômen. Em alguns casos, há relatos de que o incômodo irradia para a região dos ombros. 

2. Troca do curativo

Mesmo o procedimento via laparoscopia, algumas incisões são realizadas, gerando a chamada ferida operatória. Para não ocorrer infecções e outras complicações, a região será protegida com um curativo, que também absorve as secreções. 

Contudo, esse curativo precisa ser trocado diariamente ou sempre que estiver sujo. Todo o procedimento de substituição é feito no consultório médico. Os profissionais farão a limpeza da região com soro fisiológico.

Outro cuidado importante é, na hora do banho, o curativo deve ser protegido com saco plástico ou algo semelhante. Essa atitude é fundamental para evitar a contaminação da ferida operatória, impedindo a ocorrência de complicações.

3. Contar com o suporte de alguém

A cirurgia de vesícula biliar costuma ser feita via videolaparoscopia, sendo um procedimento minimamente invasivo, de rápida recuperação. Contudo, o pós-operatório pode envolver um certo desconforto ou dor abdominal nas primeiras semanas.

Por isso, recomenda-se que o paciente tenha alguém ao seu lado para ajudá-lo no dia-a-dia. Assim, caso haja a necessidade de levantar, sentar ou deitar, ele não fará esforços excessivos, contribuindo para sua recuperação.

4. Alimente-se bem e evite cálculos na vesícula biliar

O pós-operatório da cirurgia da vesícula biliar envolve alguns cuidados especiais, como, por exemplo, algumas mudanças na alimentação. Como o processo de digestão é afetado pela remoção do órgão, o paciente precisa manter uma dieta leve.

Isso significa que o paciente precisa dar preferência a alimentos como: frutas, legumes cozidos, carnes magras (frango, peru e peixe), grãos integrais (arroz e aveia), iogurtes e leites desnatados, e queijos brancos (cottage, ricotas e minas).

Essas mudanças são fundamentais para diminuir as dores e o desconforto físico, contribuindo para a rápida adaptação do organismo à retirada da vesícula. Além disso, nas primeiras semanas do pós-operatório, é normal que o intestino fique preguiçoso.

Enfim, esses são apenas alguns dos muitos cuidados que serão repassados pela equipe médica antes da cirurgia da vesícula biliar. Portanto, faça a sua parte, esteja atento às recomendações e siga-as à risca.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe