Provavelmente, você conhece alguém que já sofreu com as temidas pedras na vesícula, certo? No entanto, pouco se sabe sobre o funcionamento da Vesícula biliar, a sua importância para o organismo e as doenças que podem acometê-la.
Neste sentido, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber a respeito do assunto. Ficou interessado em entender mais sobre a vesícula biliar? Então, continue a leitura do texto.
O que é a vesícula biliar?
A vesícula biliar é um órgão que tem como função o armazenamento da bile, substância produzida pelo fígado e desempenha o importante papel de digerir as gorduras dos alimentos no intestino.
Ainda, esse órgão tem formato semelhante ao de uma pêra e está localizado abaixo do lobo direito do fígado, na parte superior direita do abdômen. Em decorrência de algumas situações, pode ter o seu funcionamento prejudicado e, em alguns casos, pode ser necessário removê-lo.
Qual a função desse órgão?
A vesícula biliar funciona como um reservatório para armazenamento da bile, uma substância que funciona como um detergente natural do corpo humano. Quando ingerimos algo, o fígado libera a bile no intestino delgado, iniciando o processo de digestão.
Ainda, a bile é composta por diferentes substâncias, como, por exemplo, a bilirrubina, um pigmento produzido a partir da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue pelo baço. Os sais biliares e o colesterol também compõem a bile.
Contudo, esse órgão não é responsável por acumular toda a bile, apenas parte dela. Outras funções executadas pela vesícula biliar são:
- esvaziar e reabastecer o estoque de bile em resposta ao estímulo produzido pelo hormônio colecistocinina;
- produção de bicarbonato de sódio que faz parte do suco biliar e ajuda a neutralizar os ácidos do estômago;
- liberação da bile no intestino delgado para a digestão de gorduras e para facilitar a absorção das vitaminas;
- produzir mucinas para proteção das células da vesícula biliar da bile.
Quando é possível identificar um problema na vesícula?
A vesícula biliar fica doente quando a formação dos componentes da bile sofre um desequilíbrio. Dessa forma, ocasiona o surgimento de cálculos que inflamam o órgão.
No que se refere aos sintomas, quando a vesícula deixa de funcionar corretamente, a dor no lado direito do abdômen é o primeiro sinal a se manifestar. Sensação de mal-estar, perda de apetite, febre, icterícia, inchaço abdominal, náuseas, vômitos e excesso de gases são outros sintomas que indicam um problema nesse órgão.
Quais os principais problemas que acometem a vesícula biliar?
A vesícula biliar pode ser acometida por alguns problemas que, a depender da gravidade, podem interromper o seu funcionamento. Os cálculos biliares, por exemplo, podem obstruir os ductos, impedindo a circulação da bile.
Além disso, outro quadro é uma alteração que faz com que o órgão deixe de liberar a quantidade suficiente de bile. Portanto, o crescimento anormal de tecido na parte interna (pólipos), também pode prejudicá-la.
Além disso, a vesícula pode ser acometida por um câncer, sendo uma condição rara e grave. Sendo assim, como não provoca sintomas, tende a ser descoberto na fase avançada, quando já alcançou outros órgãos, como o fígado.
Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre o papel da vesícula biliar no organismo e a importância das funções que realiza. Porém, caso necessário, é possível removê-la e o paciente consegue levar uma vida normal sem ela.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!