A úlcera, que pode ser gástrica ou péptica, é um problema caracterizado por uma ferida localizada na mucosa responsável por revestir a parede estomacal interna. De maneira geral, esse é um problema crônico, podendo se manifestar por meio de surtos ou crises, que podem ser bastante dolorosas e causar uma série de incômodos aos pacientes que a possuem.
Sintomas da úlcera
O principal sintoma da úlcera é a dor abdominal, característica desse tipo de problema, sendo que essa dor pode se apresentar de forma mais intensa após as refeições ou a ingestão de bebidas.
Essa maior intensidade da dor abdominal causada pela úlcera é relacionada aos ácidos estomacais responsáveis pela digestão, que podem atacar também a parede estomacal, aumentando a sensação de dor. Esta, geralmente, se manifesta como pontadas no estômago.
Além da dor, é comum também que a condição cause uma forte sensação de queimação no estômago, gerando, assim, um incômodo muito grande, especialmente na região conhecida popularmente como “boca do estômago”.
Outros sintomas comuns do problema são os enjoos, vômitos, sensação de mal-estar, dores de cabeça e consequente perda de peso. Este último se dá pelo fato de que a alimentação se torna muito difícil e incômoda, devido ao processo de digestão com os ácidos estomacais.
Causas da úlcera
A doença possui diversas causas possíveis, mas uma das mais comuns, que dá origem ao maior número de casos da doença, é a combinação de uma alimentação inadequada, com muita gordura, e o excesso de álcool e tabaco.
Outra causa bastante comum do problema é o estresse prolongado, que pode afetar de maneira direta a forma como os ácidos agem na digestão, propiciando o surgimento da doença.
Além disso, a bactéria Helicobacter pylori também pode ser responsável pelo surgimento da doença, uma vez que ataca a parede estomacal de pessoas que possuem predisposição para desenvolver essa enfermidade.
Ainda podem ser citados como causas da doença os fatores genéticos, que fazem com que ela seja um problema possivelmente hereditário, e o uso frequente e contínuo de medicamentos como anti-inflamatórios.
Tratamentos da úlcera
O tratamento mais comum desta condição é feito com base no uso de medicamentos antiácidos, que têm como objetivo principal evitar que os sucos gástricos responsáveis pela digestão façam com que a ferida na parede estomacal aumente.
Outros medicamentos utilizados no tratamento do problema são os analgésicos, utilizados principalmente para controlar as dores causadas pela ferida no estômago.
Ainda com relação aos medicamentos para o tratamento, os antibióticos podem ser indicados nos casos em que a doença é causada pela bactéria Helicobacter pylori.
Em casos extremos, no entanto, o tratamento da úlcera pode ser feito por meio de procedimento cirúrgico, embora essa seja uma opção apenas em último caso, podendo ser necessária, ocasionalmente, a remoção da parte do estômago afetada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!