Úlcera: Sintomas, Causas e Tratamentos

Úlcera: Sintomas, Causas e Tratamentos

Quem sofre com uma úlcera sabe o quão desconfortável é lidar com esse problema. Essas feridas são muito comuns no trato digestivo, mas podem ser tratadas de forma simples e rápida. 

Quer saber mais sobre os sintomas, causas e tratamentos para esta condição? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema. Então, continue a leitura do texto.

Afinal, o que é uma úlcera?

As úlceras são feridas abertas que se desenvolvem no tecido dos órgãos e que podem afetar diversas partes do nosso organismo, sendo as úlceras gástricas, e esofágicas e duodenais as mais recorrentes. 

Isso ocorre porque o estômago produz ácidos que atuam no processo de digestão dos alimentos. Porém, quando há uma disfunção nessa produção, os ácidos estomacais atacam o revestimento interno desse órgão. 

Embora, em pessoas saudáveis, a mucosa dos órgãos possua uma proteção contra os ácidos estomacais, existem casos em que ela não funciona. Assim, esse tecido fica desprotegido e suscetível a ação dos ácidos, contribuindo para a formação de uma úlcera.

Quais as causas da úlcera?

O surgimento de úlceras nos órgãos do trato digestivo está comumente relacionado à presença de microorganismos, como, por exemplo, a bactéria Helicobacter pylori. Porém, existem outros fatores de risco que contribuem para a formação dessas feridas no revestimento interno dos órgãos. 

Entre os mais comuns, estão: excesso de estresse, consumo excessivo de álcool ou de produtos derivados do tabaco, uso indevido e abusivo de analgésicos, suplementos de potássio ou medicamentos para tratar a osteoporose, tratamento com radioterapia ou histórico familiar de úlceras. 

Quais são os sintomas mais comuns?

Geralmente, as úlceras são assintomáticas e apenas em estágios avançados os primeiros sinais aparecem e estão relacionados a complicações. Entre os mais comuns, estão: 

  • fadiga;
  • náuseas e vômitos, podendo ou não ter resíduos de sangue;
  • formação de fezes escurecidas ou avermelhadas;
  • dor de cabeça e/ou dor abdominal que se intensifica durante a alimentação; 
  • queimação na junção entre o umbigo e o esterno. 
  • perda de apetite e perda de peso.

Como funciona o tratamento de úlcera?

O tratamento da úlcera varia conforme a sua causa. Isso porque não basta apenas tratá-la, mas também combater a origem para que novas feridas não sejam formadas. No caso da bactéria Helicobacter pylori, a medida terapêutica mais efetiva é o uso combinado de medicamentos 

Para controlar a acidez estomacal, o médico irá prescrever fármacos inibidores. Com isso, fica mais fácil eliminar a úlcera é mais, além de reduzir as chances de recidiva. Outra parte importante do tratamento é a realização de uma dieta saudável e a mudança de hábitos. 

Se o paciente apresentar sangramento nas fezes ou no vômito, o profissional tende a indicar o exame de endoscopia para melhor investigação do problema. Através dela, o médico consegue verificar a hemorragia e controlar o quadro.

De modo geral, as úlceras não são consideradas um grave problema de saúde, desde que tratadas adequadamente e em estágio inicial. O mais importante é perceber os sintomas o mais breve possível. 

Enfim, se você perceber algum desses desconfortos, mas nunca procurou um médico, faça a sua parte e evite complicações mais graves. Caso contrário, a úlcera pode se tornar o início de um quadro mais agressivo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe