úlcera gástrica

Úlcera gástrica: quando a cirurgia é indicada?

A úlcera gástrica consiste em uma ferida que pode se desenvolver em regiões específicas do corpo humano, como o intestino delgado, o estômago e principalmente o esôfago.

Normalmente, essas feridas costumam se desenvolver quando a estrutura de revestimento das áreas são prejudicadas de alguma forma e seus mecanismos de recomposição e defesa ficam enfraquecidos. Na verdade, é exatamente por isso que o tecido acaba ficando mais sensível ao ácido gástrico.

Quando a cirurgia é indicada para úlcera gástrica?

Quando se fala em cirurgia para úlcera gástrica, o primeiro ponto a ser considerado é que geralmente ela é o último recurso a ser usado. Isso acontece porque a condição pode ser tratada por outras abordagens, como a adoção de novos hábitos alimentares, antibióticos, antiácidos e outros medicamentos.

De acordo com a condição do paciente, e do quadro da úlcera, pode ser necessário o uso de diversos medicamentos. O mais importante é saber que, mesmo que exista interrupção da dor, diminuição dos sintomas e menos incômodo, o uso da medicação só pode ser suspenso com orientação médica.

É preciso considerar que algumas úlceras podem demorar mais para que se cicatrizem por completo, é por isso que a medicação deve continuar, mesmo que não existam mais os sintomas.

No entanto, pode acontecer de a úlcera gástrica se tornar um quadro mais complexo, apresentando sangramento intenso ou sinais de perfuração no estômago que inviabilizem outras intervenções terapêuticas, então, recorre-se à cirurgia. Além desse caso, há situações em a operação pode ser recomendada pelo médico especialista, como as seguintes:

  • recorrência de úlceras gástricas muito graves;
  • presença da úlcera gástrica gerar uma suspeita da presença de câncer;
  • dois ou mais eventos de úlceras hemorrágicas.

Como é feito o diagnóstico úlcera gástrica?

A endoscopia é o exame clínico mais usado para a avaliação das condições do paciente e diagnóstico de úlceras. Ele é feito com o paciente sob sedação e permite ao médico visualizar, de maneira detalhada, a real situação do duodeno, do estômago e do esôfago.

Existem outros métodos que também são eficientes, como a análise de ácidos gástricos e exames de raio-X. Atualmente, porém, eles são muito menos aplicados em face da praticidade e rapidez da endoscopia, que traz respostas quase que imediatas.

Quais são as recomendações para os pacientes com úlcera?

A principal atenção e cuidado do paciente que foi submetido a essa cirurgia é seguir, de forma disciplinada, a dieta passada pelo seu médico. Por exemplo, nas primeiras semanas ele deverá se alimentar apenas com o tipo de alimentação indicada.

Determinados alimentos devem ser evitados nesse primeiro momento, a exemplo de frituras, molhos vermelhos, café, chá e sucos cítricos.

Além disso, ele deve procurar fazer suas refeições em diversos períodos do dia, de maneira que evite deixar seu organismo passar por longos períodos de jejum.

Determinados hábitos prejudiciais, como o fumo e consumo de álcool, devem ser deixados de lado. Além de contribuírem para uma demora muito maior no processo de cicatrização da cirurgia para úlcera gástrica, eles ainda podem ocasionar o desenvolvimento de um novo quadro no futuro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe