cirurgia bariátrica

Tudo que você precisa saber sobre cirurgia bariátrica

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), apenas em 2018 foram realizadas mais de 60 mil cirurgias bariátricas no país. No entanto, esse número representa apenas 0,47% da população obesa elegível ao procedimento.

Neste post, você vai conhecer tudo sobre as indicações para essa cirurgia, como cada técnica funciona, cuidados no pré e pós-operatório, entre outros. Então, se você tem interesse no assunto, não deixe de ler este post.

O que é a cirurgia bariátrica?

Trata-se de um procedimento que faz parte do tratamento da obesidade mórbida ou grave e consiste na redução do tamanho do estômago do paciente e, em alguns casos, no desvio do trânsito do intestino.

Ainda, a cirurgia bariátrica não deve ser vista como uma oportunidade para a promoção do fácil emagrecimento, mas sim como uma alternativa para pessoas que possuem comorbidades e que têm sua qualidade de vida consideravelmente impactada.

De modo geral, o procedimento pode ser feito a partir de quatro técnicas: bypass gástrico (GYR), a derivação biliopancreática (DBP), a gastrectomia vertical (sleeve) e a banda gástrica ajustável. Apenas nos dois primeiros casos há uma alteração no trânsito intestinal.

Quando o procedimento é indicado?

A gastroplastia, como também é chamada, é indicada para o tratamento da obesidade mórbida ou grave e para pacientes que tenham o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40, ou, maior ou igual a 35, quando existem comorbidades.

Além disso, o quadro de obesidade precisa existir há, pelo menos, mais de cinco anos e o paciente precisa ter buscado outras alternativas de tratamento antes da cirurgia. Será preciso realizar uma bateria de exames para confirmar a sua aptidão ao procedimento.

Como é o pré-operatório?

Independente da técnica utilizada, o pré-operatório costuma seguir as mesmas orientações. A primeira etapa é a consulta com o cirurgião para que avalie a condição do paciente e confirme a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica ou não.

Posteriormente, ele irá solicitar a realização de alguns exames e o paciente precisará passar por diferentes especialistas que compõem a equipe médica. Após receber o aval dos profissionais, o paciente marca a data da cirurgia.

Antes do procedimento, será necessário realizar uma dieta especial que tem por objetivo reduzir o tamanho do fígado e o excesso de gordura abdominal.

Como é o pós-operatório?

O sucesso da cirurgia bariátrica depende da disciplina do paciente. Depois do procedimento, será necessário iniciar uma alimentação diferenciada. No primeiro mês, o paciente inicia uma dieta líquida. 

Posteriormente, a alimentação passa a ser pastosa e, em seguida, o paciente precisará seguir a alimentação que for orientada por um nutricionista. Será prescrita a suplementação vitamínica após a quarta semana da cirurgia. 

Ademais, o acompanhamento psicológico é imprescindível tanto antes quanto depois da cirurgia. A compulsão alimentar se inicia na mente do paciente, por isso, é preciso que haja uma transformação nessa maneira de pensar. 

Por fim, nos primeiros meses após a cirurgia bariátrica, o paciente pode sofrer com dor, febre, vômito, inchaços nos membros inferiores, confusão mental e até apatia. Portanto, a cirurgia é um procedimento que envolve riscos e precisa ser levada a sério pelo paciente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe