Síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável: sintomas, causas e tratamentos

A síndrome do intestino irritável é um quadro comum que acomete aproximadamente 20% da população geral. Nesse sentido, gera uma série de desconfortos que afetam diretamente a qualidade de vida do paciente.

No post a seguir, você encontrará tudo que precisa saber sobre a síndrome do intestino irritável. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

O que é a síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor intensa e outros sintomas.

No entanto, embora o funcionamento normal esteja afetado, não existem anomalias estruturais que podem ser descobertas por um endoscópio, exames de imagem, biópsias ou exames de sangue. 

Quais os principais sintomas da síndrome do intestino irritável?

É importante lembrar que é possível que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo. Além disso, há dias em que os sintomas pioram e outros em que melhoram, ou até mesmo desaparecem.

  • Pontadas na barriga que aparecem pelo menos uma vez por semana;
  • Excesso de gases;
  • Fezes com muco;
  • Desconforto abdominal;
  • Dor intensa;
  • Períodos de diarreia e prisão de ventre;
  • Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.

Quais os fatores de risco da síndrome do intestino irritável?

As paredes dos intestinos são revestidas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido vai passando em direção ao reto. Na síndrome do intestino irritável, essas contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo.  Veja a seguir alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença:                          

Alimentos

Ainda não se sabe como alergias ou a intolerância alimentar podem estar relacionadas à síndrome, mas os sintomas costumam aparecer após uma pessoa comer determinados alimentos, como chocolate, especiarias, gorduras, frutas, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, leite, bebidas gaseificadas, álcool, entre outros.

Estresse

Na maioria dos casos, durante momentos de estresse, os sintomas da doença costumam se agravar. No entanto, entende-se o estresse apenas como um fator agravante, não como uma causa direta para o desenvolvimento da síndrome.

Hormônios

As mulheres são duas vezes mais propensas a apresentar síndrome do intestino irritável, por isso acredita-se que as mudanças hormonais podem ter influência. Além disso, os sinais e sintomas da doença são piores durante ou em períodos próximos à menstruação.

Como é o tratamento da síndrome do intestino irritável?

O tratamento da síndrome deve ser feito sob a orientação de um gastroenterologista e um nutricionista. Dessa forma, tem o objetivo de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Nesse sentido, são geralmente indicados:

Mudança de hábitos alimentares

Os alimentos que ajudam a prevenir e aliviar os sintomas são frutas, como tangerina, mamão, melão e uvas; legumes e verduras, como abóbora, cebolinha, cenoura e pepino, dentre outros.

Remédios

Em suma, remédios, como analgésicos, laxantes e antidepressivos, são prescritos pelo gastroenterologista para aliviar os sintomas dessa doença. Além disso, recomenda-se o uso de probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal.

Psicoterapias

A terapia cognitiva comportamental pode ser benéfica, especialmente para aliviar os sintomas da síndrome em pessoas com estresse, ansiedade ou depressão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe