A vesícula é um órgão que auxilia na digestão dos alimentos e tem como função principal o armazenamento da bile. Quando ocorrem alterações na composição dessa substância, há a formação de cálculos biliares que podem exigir a retirada da vesícula.
Embora seja possível levar uma vida normal após esse procedimento, alguns cuidados devem ser tomados. Quer saber mais sobre eles? Então, recomendamos a leitura deste artigo.
Cuidados após a retirada da vesícula
Listamos abaixo os cuidados pós-operatório fundamentais para uma boa recuperação e o retorno às atividades do dia a dia o mais rápido possível.
1. Evite o consumo de alimentos
Após o procedimento de retirada da vesícula é preciso evitar o consumo de alguns alimentos ricos em gordura, tais como, bacon, fígado, moela, coração, linguiça, presunto, salsicha, leite e derivados.
Além disso, especialistas recomendam não consumir temperos picantes, como a pimenta, páprica, canela, o curry e o gengibre. Isso porque esses alimentos irritam o estômago e podem causar vômitos, dor no estômago ou diarreia.
2. Movimente-se
Embora o pós-operatório exija repouso e alguns cuidados especiais, o recomendado é o paciente não ficar parado. Por isso, faça atividades leves, sem impacto e sem levantamento de peso, como, por exemplo, uma simples caminhada.
Dessa forma, você também promove uma aceleração na sua recuperação. Isso porque a atividade física melhora a circulação sanguínea e, indiretamente, beneficia a coagulação, a cicatrização e a recuperação.
3. Atenção na hora do banho
No período do pós-operatório, o paciente precisa tomar alguns cuidados com os pontos e ferimentos. Por isso, atenção na hora da higienização. Siga à risca as orientações do médico, principalmente no que se refere à temperatura da água, limpeza e troca de curativos.
4. Tenha alguém disponível para ajudá-lo
O processo de recuperação é simples e tranquilo, desde que você siga as orientações do seu médico. Uma delas diz respeito ao cuidado ao se movimentar. Por isso, ter o apoio de alguém é muito importante para ajudá-lo a sentar, deitar e levantar.
5. Fracione as refeições
Outra medida importante no pós-operatório é fracionar as refeições em pequenas porções. Assim, será possível reduzir as incômodas náuseas. Além disso, você sentirá mais saciedade e evitará a sensação de empachamento que pode pressionar os órgãos e causar dores.
6. Mantenha o acompanhamento médico
O paciente precisa manter uma rotina de acompanhamento médico a fim de passar por uma análise periódica da situação, acompanhando sinais de infecção, a adaptação do organismo sem a vesícula, entre outros.
Geralmente, os médicos solicitam, pelo menos, duas avaliações de retorno. Uma primeira consulta uma semana após o procedimento cirúrgico e outra após a cirurgia, antes de completar o primeiro mês.
7. Não fume
Uma última orientação sobre os cuidados após a retirada da vesícula é: pare de fumar. Os pacientes fumantes são recomendados a reduzir ao máximo o consumo de cigarros. Isso vale não só para o pré e para o pós-operatório, mas para a vida após a cirurgia.
Enfim, se você está para passar pela cirurgia de retirada da vesícula e tinha dúvidas sobre os cuidados que envolvem o período pós-procedimento, converse com seu médico e siga à risca todas as orientações.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!