O refluxo é uma dos quadros que mais acomete as pessoas no dia-a-dia. De fato ele pode estar ligado a maus hábitos que muitas vezes praticamos devido a correria diária ou até mesmo por puro desleixo.
Quem nunca sofreu com aquela famosa sensação de bolo na garganta e queimação? Ainda que não tenha sofrido, com certeza já viu por perto inúmeras vezes pessoas se queixando “Nossa, que azia!” ou “Comi algo que não caiu bem!”.
Por isso, te convido, através deste artigo, saber quais hábitos saudáveis podem te afastar de quadros recorrentes de refluxo? Daremos as melhores dicas para você aplicar à sua rotina.
O que é o Refluxo?
O refluxo é um quadro causado pelo retorno do conteúdo gástrico, geralmente após a refeição ou ingestão de alimentos/líquidos, do estômago para o esôfago. Já o esôfago é o caminho que conecta a boca ao estômago em forma de tubo.
Como é causado?
No meio do caminho entre a boca e o estômago, existe uma válvula chamada esfíncter. Esta, dentro do esôfago, é responsável por controlar a passagem de comida da boca para o estômago e evitar o retorno do conteúdo gástrico.
O mau funcionamento do esfíncter pode permitir este retorno. Causando os seguintes sintomas:
- Tosse seca recorrente;
- Doenças do sistema respiratório como asma e pneumonias;
- Forte pressão torácica ao realizar atividade de esforço físico, ou usar roupas demasiadamente justas;
- Queimação ou Azia;
- Gosto amargo na boca;
Quais os riscos de não tratar o refluxo?
O fato de o refluxo ser tido como um mero desconforto, ou quadro de baixo risco, as pessoas acometidas por esta condição não costumam procurar a orientação necessária por parte de um profissional da saúde e escolhem conviver com os sintomas mesmo que aconteçam de forma recorrente.
É importante ressaltar que o não tratamento da doença pode causar sérias complicações. Algumas delas são:
- Sangramento: devido a formação de úlceras;
- Esofagite;
- Esôfago de Barrett, uma inflamação crônica do esôfago com grande potencial de evolução para um possível quadro cancerígeno;
- Câncer de esôfago: que é a possibilidade mais grave dentre as complicações do refluxo.
Hábitos saudáveis para quem deseja prevenir ou amenizar o refluxo
- Diminua ao máximo o consumo de café, chás, bebidas alcoólicas e/ou gasosas;
- Evite ingerir alimentos extremamente gordurosos, muito temperados e ultraprocessados, pois estes favorecem o retorno do conteúdo gástrico ao esôfago;
- Não pratique automedicação. Até mesmo medicamentos comuns contra queimações, como, por exemplo, sal de frutas, devem ser tomados sob orientação médica;
- Nunca deite imediatamente após se alimentar e procure fazer a última refeição no mínimo duas horas antes de dormir.
- Procure não ingerir líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar, este é um dos maiores “vilões” causadores de refluxo.
Enfim, como podemos ver através deste conteúdo, o quadro de refluxo pode ser facilmente prevenido ou amenizado através de simples hábitos disciplinares incluídos em nossa rotina.
Caso seja acometido por esta condição, é importante ressaltar que, por mais comum que o quadro pareça, a real causa deve ser identificada e tratada a fim de evitar complicações graves.
Procure seu médico, converse sobre a necessidade de investigar e tratar a origem do problema. O resultado, sem dúvidas, será muito positivo e reconfortante.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!