A cirurgia bariátrica revolucionou a Medicina, no que se refere ao tratamento da obesidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Brasil é o segundo país que mais realiza esse procedimento no mundo.
Porém, diferentemente do que muitos imaginam, não é um tratamento que está disponível para todas as pessoas. Para estar apto a realizá-la, é preciso preencher alguns requisitos.
Neste artigo, trazemos mais informações sobre o procedimento e os pré-requisitos para realizá-lo. Confira!
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia de redução de estômago, como é chamada, tem por objetivo tratar a obesidade mórbida ou grave e as doenças adquiridas em função dela.
Assim, já é possível perceber que não é uma alternativa estética para o emagrecimento, pois se trata de um procedimento de alta complexidade e exige que haja acompanhamentos pré e pós-operatório. Na comunidade médica, essa cirurgia é chamada de gastroplastia.
A gastroplastia é regulamentada pela resolução n. 1.942/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que, entre outras coisas, autoriza a execução de quatro tipos de técnicas de cirurgia bariátrica. São elas:
- Bypass gástrico: é o tipo mais realizado no Brasil. Essa cirurgia é baseada no grampeamento do estômago do paciente e no desvio do trânsito do intestino. Como consequência dessa diminuição, o indivíduo sente menos fome e vontade de se alimentar.
- Gastrectomia vertical: consiste em diminuir 70% do tamanho do estômago, transformando-o em um tubo e reduzindo a presença de grelina, o hormônio do apetite.
- Derivação biliopancreática: é a junção do método sleeve com o bypass gástrico. O paciente tem 85% do seu estômago retirado e o seu intestino é desviado. Essa técnica é indicada para pacientes que possuam um grau elevado de obesidade.
- Banda gástrica ajustável: consiste na colocação de um dispositivo de silicone no início do estômago. Esse objeto é conectado a um reservatório no qual é injetado água destilada para estreitar ainda mais o órgão ou para aliviá-lo.
Quais são os requisitos para realizar a cirurgia?
Outra orientação regulamentada por essa resolução do CFM foi o estabelecimento de pré-requisitos para a realização da cirurgia bariátrica e a necessidade de o paciente preenchê-los.
De acordo com o anexo desse documento, os requisitos essenciais para que o paciente possa realizar a gastroplastia são:
- Ter o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 kg/m².
- Possuir comorbidades que ameaçam a sua vida, tais como apneia do sono, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana e osteoartrites e ter o IMC maior que 35 kg/m².
- Ser maior de 18 anos.
- Se for idoso ou de idade entre 16 a 18 anos, pode ser operado desde que sejam tomados alguns cuidados especiais e o risco/benefício seja positivo.
- Estar com a obesidade estabelecida, após a realização de tratamentos clínicos insatisfatórios por, no mínimo, dois anos.
- Não ser usuário de drogas ilícitas.
- Não ser alcoólatra.
- Não ter diagnóstico de quadros psicóticos, demências graves ou moderadas.
- Haver o entendimento médico de que o paciente e seus familiares estão cientes dos riscos e das mudanças de hábitos inerentes a um procedimento de grande porte sobre o tubo digestivo e da necessidade de acompanhamento pós-operatório de longo prazo por uma equipe multidisciplinar.
Atendo aos pré-requisitos, e agora?
A partir do preenchimento de todos esses requisitos, o próximo passo será a realização dos exames pré-operatórios. Devido à alta complexidade da cirurgia de redução de estômago, é necessário que haja especialistas de diferentes áreas envolvidos no procedimento.
Em geral, a equipe multidisciplinar é composta de cirurgião especialista, endocrinologista, nutricionista e psicólogo. Você tem interesse em realizar a cirurgia bariátrica? Então, procure um médico especializado no assunto para saber se está apto ao procedimento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!