5 Sinais Que Podem Indicar Pedra Na Vesícula

Pedra Na Vesícula: 5 Sinais Que Podem Indicar Sua Existência

A pedra na vesícula é muito comum entre a população, sendo uma das principais queixas nos consultórios médicos. Em função dos sintomas muito desconfortáveis, é uma condição que afeta consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Você sabe identificar essa condição? Conhece os sinais que podem indicar a presença desses cálculos? Caso não, recomendamos a leitura deste texto. Nele, listamos tudo sobre esses sintomas.

Fique atento(a) aos sinais abaixo de uma possível pedra na vesícula

1. Alteração na coloração das fezes

Em pacientes saudáveis, a bilirrubina sai do fígado e chega ao intestino, por onde é eliminada. Dessa forma, ela dá pigmento às fezes, fazendo com que ganhem a coloração amarronzada habitual.

Por outro lado, quando há um quadro de pedra na vesícula, impedindo que a bilirrubina chegue até o intestino, as fezes não recebem essa pigmentação, permanecendo originalmente brancas.

2. Icterícia

Icterícia é o nome dado ao sintoma que provoca o amarelamento dos olhos, da pele e da mucosa. Isso ocorre quando a bilirrubina se acumula e fica armazenada nos tecidos corporais. Em condições normais, essa substância entra na corrente sanguínea sendo eliminada pelo intestino.

Quando há um cálculo no fluxo da bile, interrompendo o seu prosseguimento, ela não consegue sair do fígado para ir até à vesícula. Assim, retorna para o fígado, sendo distribuída para todas as partes do corpo.

3. Urina escurecida

Outro sintoma característico e também causado pelo bloqueio do trânsito da bilirrubina. Como ela não é expulsa pelo intestino, o organismo busca compensar esse problema. Para isso, passa a eliminá-la pela urina. Como é um líquido de coloração escura, a urina fica amarronzada quando é eliminada.

4. Dor abdominal

A dor abdominal causada pela pedra na vesícula é sentida no lado direito superior, podendo irradiar para o tórax ou para a coluna. Esse é o principal sintoma de manifestação dessa condição. Outra caraterística é que a dor costuma aparecer logo após as refeições.

Quando uma dessas pedras se movimenta e alcança o ducto biliar, o organismo faz uma forte pressão para conseguir eliminar a obstrução. Essa reação faz com que o paciente sinta fortes dores que iniciam repentinamente e cessam após algumas horas.

Outro sinal que diferencia a dor abdominal provocada por um cálculo na vesícula é que ela é resistente à ação de medicamentos analgésicos. Assim, mesmo após a medicação, a dor irá persistir.

5. Outros sintomas menos comuns de pedra na vesícula

Náuseas, azia ou refluxo são alguns dos sintomas que também podem ser apresentados por quem sofre com esse problema, especialmente após as refeições. Isso porque a presença de um cálculo nas vias biliares afeta todo o funcionamento do trato digestivo. 

Enfim, esses são alguns dos sintomas mais característicos causados pela presença de pedras na vesícula. Portanto, ao primeiro sinal desses desconfortos, procure um médico para ser avaliado quanto antes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe