Você sabe quais são as causas mais comuns de obstrução intestinal e os sintomas que devem ser observados?
Se ainda não, acompanhe este artigo. Nele, traremos informações pertinentes sobre a questão. Confira.
O que é obstrução intestinal?
Este quadro diz respeito ao impedimento parcial ou completo da passagem de líquidos ou sólidos através do intestino.
Em boa parte dos casos de obstruções parciais, é possível resolver o problema sem a necessidade de intervenção cirúrgica. As obstruções totais, no entanto, tendem a exigir mais atenção. Em sua maioria, essa situação demanda internação e cirurgia para o tratamento.
Quais são as causas mais comuns de obstrução intestinal?
As causas podem variar de acordo com a área afetada. No caso do cólon, por exemplo, a obstrução pode ser causada tanto por diverticulite, que é uma inflamação nas bolsas do trato digestivo, quanto por tumores, impacção fecal ou por enfermidades mais sérias, como a doença de Hirschsprung e doença de Crohn.
Conheça um pouco sobre essas enfermidades:
Doença de Hirschsprung
Distúrbio congênito, bastante raro, que causa obstrução do intestino e evita a evacuação natural. É causada pela ausência de algumas células nervosas na parede do intestino, dificultando o processo de expurgo fecal.
É um problema mais comum em homens e tem fundo hereditário. Assim, se esta situação está presente em seu histórico familiar, vale a pena buscar um médico especialista em genética.
Doença de Crohn
Doença inflamatória severa, que afeta o trato gastrointestinal, em especial a região do íleo e do cólon. Causa diarreias frequentes, além de dores abdominais fortes.
Não é incomum que indivíduos com a doença de Crohn tenham febre e apresentem sangue nas fezes. Perda de peso, assim como dificuldade para manter hábitos alimentares, pode ocorrer.
A doença é crônica, mas seus sintomas e efeitos podem ser controlados a partir de tratamento médico e responsável.
Existem outras causas?
Sim. Entre elas, podemos citar:
Aderências intestinais
Presentes especialmente em pacientes submetidos a cirurgias na região do abdômen e da pélvis. Essas estruturas são compostas por tecido fibroso e podem unir partes do intestino, até mesmo o intestino a outros órgãos do corpo humano.
Embora não sejam incomuns, devem ser observadas de perto, dado o fato de que podem causar incômodo físico e obstrução do intestino (a qual, se não tratada, pode fazer com que haja necrose).
Cálculos biliares
Podem pressionar o intestino, causando dor e bloqueando o seu canal.
Hérnias abdominais
Existem diversos tipos de hérnia abdominal. A mais comum é a hérnia inguinal, causada na região da virilha, e afeta principalmente indivíduos do sexo masculino.
Existem ainda:
- hérnia umbilical, que ocorre na região da cicatriz do cordão umbilical;
- hérnia incisional, que está ligada a incisões cirúrgicas na região do abdômen;
- hérnia epigástrica, que normalmente ocorre na região acima do umbigo.
A obstrução intestinal pode impedir que o indivíduo viva normalmente, trabalhe e pratique atividades físicas, uma vez que são incapacitantes e promovem dor significativa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!