Dor, cãibras, diarreia, distensão abdominal, gases e constipação são alguns dos sintomas característicos da síndrome do intestino irritável (SII), condição que é constantemente confundida com intolerâncias alimentares e que acomete cerca de 15% da população mundial.
Você já ouviu falar nessa condição? Sabe como ela é causada? Conhece os sintomas? Caso não, recomendamos a leitura deste post. Nele, você encontrará a resposta para todas as suas dúvidas a respeito do tema.
O que é a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal muito comum, respondendo por cerca de 30% de todos os diagnósticos nos consultórios de gastroenterologistas. O quadro se caracteriza pela dor abdominal e alterações no trânsito intestinal sem uma causa orgânica aparente
Apesar de provocar sintomas desagradáveis, apenas uma pequena parcela dos pacientes desenvolvem quadros mais graves. Além disso, a SII não provoca inflamações ou lesões no intestino e nem tem relação com quadros de câncer intestinal.
Ainda, a síndrome do intestino irritável costuma ser classificada como um distúrbio funcional, pois impede o funcionamento normal do organismo ao afetar o movimento intestinal, a sensibilidade dos nervos intestinais ou a forma como cérebro controla essas funções.
Quais são os sintomas?
Geralmente, a SII se inicia na adolescência ou no início da vida adulta, produzindo sintomas que surgem e desaparecem espontaneamente. Em situações excepcionais, o quadro pode se manifestar após os 30 anos. No que se refere aos sintomas, os pacientes costumam apresentar:
- dor abdominal;
- constipação ou diarreia;
- inchaço abdominal;
- presença de muco nas fezes;
- gases;
- dores de cabeça;
- fadiga;
- ansiedade;
- dor muscular;
- náusea;
- sensação de esvaziamento incompleto após a evacuação;
- mudança na consistência das fezes, podendo ser moles ou empelotadas e duras.
Outra importante característica da síndrome do intestino irritável é a dor contínua, forte, que ocorre na parte inferior do abdômen e que raramente surge durante o período em que o paciente está dormindo.
Como a síndrome do intestino irritável é causada?
Ainda não há comprovação dos fatores que causam a SII. Acredita-se que tenha origem multifatorial, pois o trato digestivo é mais sensível a estímulos, fazendo com se incomodem com gases ou contrações que são naturais para outros indivíduos.
Ademais, o consumo excessivo de calorias costuma ser um fator desencadeante da síndrome. Em outros casos, existem determinados alimentos que agravam os sintomas. Já em alguns pacientes, a velocidade da ingestão das refeições ou um longo período de jejum inicia uma crise.
Por fim, acredita-se que haja uma forte relação da SII com estresse, ansiedade, medo, depressão, uso de laxantes e alterações hormonais. Porém, nem sempre estes fatores estão presentes, o que torna o seu diagnóstico um grande desafio.
Como é o tratamento?
O tratamento para a SII é individualizado. Como não há uma causa comprovada, as medidas são tomadas de acordo com as suspeitas do paciente e do médico. Assim, se houver a percepção de que algum alimento produz a síndrome, a sua ingestão deverá ser evitada.
Quando há relação com o estresse, o paciente deve adotar medidas para controlá-lo. Por isso, na maioria dos casos, o médico poderá recomendar alimentação balanceada, maior ingestão de fibras, comer mais devagar e em menor quantidade ou uso de laxantes, anticolinérgicos, antidepressivos, probióticos ou medicamentos contra a diarreia.
Com a leitura deste post, você conheceu tudo o que precisava sobre a síndrome do intestino irritável. Caso tenha mais dúvidas ou suspeite de algum sintoma, procure um médico para ser orientado e avaliado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!