As hérnias são doenças muito comuns entre a população brasileira e podem se desenvolver em inúmeras regiões do corpo. Um dos tipos, a hérnia inguinal, tem alta prevalência e estima-se que 20% dos homens apresentem o problema em algum momento da vida.
Você já ouviu falar nesse quadro? Quer saber mais sobre ele? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito desse tipo de hérnia.
O que é hérnia inguinal?
Trata-se de uma condição que se caracteriza pela protrusão de parte do intestino ou de outro órgão abdominal através de uma abertura na parede abdominal na virilha. O problema pode se estender pela região e deslocar-se para dentro do escroto.
Ainda, a hérnia inguinal é mais comum entre os homens. Esse quadro ocorre quando uma alça do intestino ou outro órgão intestinal abre passagem através de um orifício da parede abdominal até ao canal inguinal.
Esse canal contém um cordão espermático que é formado por vasos sanguíneos, nervos, pelos canais deferentes e outras estruturas. Ainda na gravidez, durante a formação do feto, os testículos se desenvolvem no abdômen e passam através do canal inguinal ao descerem pelo escroto.
Ademais, esse tipo de hérnia pode se manifestar de duas formas: direta e indireta. No primeiro caso, ocorre após a realização de esforços físicos em excesso, aumentando a pressão na barriga, sendo mais frequente em adultos e idosos.
Quando indireta, a hérnia tem origem congênita e está relacionada à entrada de um pedaço do intestino na região da virilha até o saco escrotal. Essa forma ocorre com mais frequência em bebês e crianças.
Quais os sintomas?
Geralmente, a hérnia inguinal é uma condição assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Assim, costuma ser diagnosticada em uma consulta de rotina. Quando há algum sinal, o mais evidente é uma protuberância na parede abdominal ao tossir ou fazer esforço.
Outros sintomas de menor recorrência, mas que podem existir são: dor ou desconforto na virilha ao levantar-se, curvar-se ou erguer algum peso, dor que irradia para os testículos e sensação de peso na virilha.
Quais as causas?
Em relação às causas da hérnia inguinal, existem situações em que não há uma causa específica para o seu surgimento. Em outros casos, pode ter relação com condições que ocasionam o aumento frequente da pressão abdominal, como, por exemplo:
- obesidade;
- gravidez;
- levantamento de objetos pesados;
- obstipação;
- tosse frequente;
- levantamento de objetos pesados.
Além disso, outras possíveis causas que favorecem o aparecimento de hérnias são: histórico pessoal, quem teve o problema em um lado, tende a desenvolver do outro, ou familiar de hérnia.
Como é o tratamento?
O tratamento definitivo da hérnia inguinal sempre é cirúrgico, sendo o procedimento conhecido como hernioplastia inguinal. A cirurgia é realizada sob anestesia raquidiana e pode ser feita de forma convencional ou por laparoscopia.
No primeiro caso, é realizado um corte na região da hérnia para colocar o intestino no local. No segundo tipo, realizam-se apenas 3 pequenos cortes para retornar o órgão para o seu lugar e também pode envolver ou não a colocação de uma tela sintética.
Então, como você pode perceber, a hérnia inguinal é uma condição passível de tratamento. Porém, como costuma ser assintomática, é preciso manter uma rotina de check-ups para diagnosticá-la precocemente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!