intestino

Intestino: 6 mitos e verdades

Os hábitos do dia-a-dia e nossas emoções influenciam diretamente no funcionamento do organismo, principalmente do intestino. No entanto, nem tudo o que é divulgado na internet a respeito do trato gastrointestinal é verdade.

Nesse sentido, surgem muitas dúvidas sobre este órgão. Por isso, preparamos este post para explicar o que é mito e o que é verdade dentre essas afirmações divulgadas na internet. Ficou interessado? Então, continue a leitura.

1 – O intestino é habitado por milhares de bactérias

Verdade. Por mais estranho que possa parecer, o nosso intestino é habitado por diferentes bactérias. Grande parte desses microrganismos atuam em favor da nossa saúde, ajudando a transformar os nutrientes em substâncias fáceis de serem absorvidas.

Contudo, além dessas bactérias boas, também existem aquelas que impactam negativamente no organismo. Um pequeno desequilíbrio na presença destes microrganismos ruins pode ter um efeito catastrófico na nossa qualidade de vida.

2 – As emoções não influenciam no trato gastrointestinal

Mito. O intestino é considerado como o segundo cérebro, pois contém milhares de neurônios e, por isso, tem ligação direta com tudo que consumimos e sentimos. Dessa forma, quando estamos estressados, o nosso organismo deixa de absorver certas substâncias com papel fundamental na produção de hormônios e neurotransmissores.

Além disso, a ansiedade e o nervosismo também atrapalham os movimentos naturais do sistema digestório, afetando a capacidade de captação de nutrientes. Com isso, as bactérias ruins se tornam ainda mais presentes, causando mais danos ao organismo.

3 – O excesso de gases pode indicar uma doença

Verdade. Quando os gases e os arrotos se tornam frequentes, é preciso buscar a opinião de um médico e começar a investigação de um possível problema. O excesso de gases pode indicar alguns problemas de saúde, tais como, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, refluxo gastroesofágico e doença inflamatória intestinal.

4 – Constipação não é um problema grave

Verdade. Quando a prisão de ventre é esporádica, dificilmente representa um problema de saúde ou pode provocar alguma complicação. No entanto, se a constipação se tornar crônica, é preciso procurar um médico.

Isso porque, ao se acumularem no reto, as fezes ficam mais secas e duras. Além do desconforto que provocam, podem ocasionar a compressão da bexiga, aumentando a vontade de urinar e desencadear outros problemas.

5 – A saúde do intestino influencia na saúde dos ossos

Verdade. O trato gastrointestinal está diretamente conectado a diversos órgãos, influenciando positiva ou negativamente na sua saúde. Assim, quando o intestino está funcionando corretamente, ajuda a evitar a osteopenia e a osteoporose.

Isso ocorre porque o trato gastrointestinal desempenha um importante papel de absorção dos nutrientes, inclusive daqueles que são essenciais para os ossos, como o cálcio. Dessa forma, manter uma alimentação saudável é fundamental.

6 – O intestino não influencia na produção hormonal

Mito. Na verdade, o intestino é responsável pela produção de hormônios importantes, como a serotonina (hormônio do bem-estar), secretina, colecistoquinina e enterogastrona. Essas substâncias atuam na digestão, na regulação do sono, temperatura corporal e apetite.

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre os principais mitos e verdades divulgados a respeito do intestino. Portanto, para evitar a leitura de informações mentirosas, busque apenas por fontes confiáveis.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp