A má digestão ou dispepsia, como é chamada, é um dos problemas gástricos de maior prevalência na população mundial e pode, ou não, ter relação com outras doenças, hábitos alimentares e estilo de vida.
Você já sofreu com esse sintoma? Conhece as causas e as possibilidades de tratamento? Então, recomendamos a leitura deste post. Neste texto, explicaremos tudo sobre o assunto.
O que é a má digestão?
A dispepsia pode ser definida como uma indisposição temporária provocada por uma digestão irregular. No entanto, diferente do que muitos imaginam, raramente essa condição está relacionada com o fígado.
Para que os alimentos sejam absorvidos pelo intestino delgado, eles precisam ser submetidos a todas as enzimas e ácidos gástricos. Assim, adquirem formas e conteúdos apropriados para serem processados pelo órgão.
Ademais, a má digestão pode ser classificada em diferentes tipos. Quando é funcional, indica que os sintomas não têm relação com outras patologias. Se for orgânica, há uma associação do sintoma com outra doença.
Além disso, a dispepsia também pode ser do tipo não diagnosticada, que tem como característica a ausência de esclarecimento e investigação sobre as causas e os sintomas apresentados pelos pacientes.
Como é causada?
A má digestão pode ser provocada por diversos fatores, tais como, comer depressa demais sem a mastigação adequada dos alimentos, consumir líquidos em excesso durante as refeições, abusar de alimentos gordurosos e das frituras.
Ademais, a dispepsia pode ter sua causa relacionada com outras doenças subjacentes. Porém, nesses casos estão presentes outros sintomas, como, por exemplo, dor abdominal, arrotos, empachamento, sensação de peso, náusea, queimação e saciedade precoce.
Por fim, outros fatores que, se não causam o sintoma, pelo menos, contribuem para que ele ocorra, são o uso de cigarro e outros produtos derivados do tabaco, consumo excessivo de cafeína e a ingestão acentuada de alimentos ricos em fibras.
Quais os sintomas?
Os arrotos e a azia são os sintomas mais recorrentes apresentados por pessoas com indigestão, principalmente após as refeições. A frequência pode ser ainda maior quando a alimentação é rica em carnes e gorduras. Outros sinais comuns de dispepsia são:
- sensação de queimação e de estômago cheio;
- flatulência;
- enjoos e vômitos;
- diarreia ou prisão de ventre;
- cansaço excessivo.
Além disso, a má digestão afeta a absorção dos nutrientes pelo intestino. Desse modo, o indivíduo pode apresentar traços de anemia e deficiência de vitaminas.
Existe tratamento?
O tratamento contra a dispepsia é realizado pelo gastroenterologista ou pelo clínico geral, a depender do tipo de sintomas apresentados pelo paciente. Geralmente, o médico prescreve medicamentos que aliviam os sintomas e facilitam a digestão dos alimentos.
O paciente será orientado a mudar seus hábitos alimentares através da adoção dos seguintes comportamentos: evitar alimentos que causam a indigestão, fazer pequenas refeições durante o dia, eliminar o uso de cafeína e álcool, evitar alguns analgésicos e buscar alternativas para o estresse e a ansiedade.
Então, com a leitura deste post, você entendeu um pouco mais sobre a má digestão e suas consequências para o organismo. Portanto, na presença dos primeiros sintomas, procure o seu médico para ser avaliado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!