intestino

Intestino: 3 doenças mais comuns

Diarreia, dor abdominal, desconforto gastrointestinal e até distúrbios alimentares. O que esses sintomas têm em comum? Todos podem indicar alguma doença no intestino, tais como, doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, obstipação e retocolite ulcerativa.

Você conhece essas condições? Sabe como elas se manifestam? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre cada uma delas.

1) Doença de Crohn

Trata-se de uma doença inflamatória do  trato gastrointestinal, afetando predominantemente o íleo (parte inferior do intestino delgado) e o cólon (intestino grosso). Contudo, pode acometer qualquer parte desse sistema.

Ainda, a doença de Crohn é uma patologia crônica e que habitualmente se manifesta a partir de quadros frequentes de diarreia, cólica abdominal, febre e sangramento retal. Em alguns casos, pode ocorrer perda de apetite e de peso.

Ademais, no que se refere às causas, elas ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, acredita-se que haja uma relação com o mau funcionamento do sistema imunológico, fatores genéticos, ambientais, dietéticos ou infecciosos.

Embora não seja passível de cura, é possível controlar os sintomas a partir do uso de corticosteroides orais, drogas imunossupressoras e, em quadros graves, será necessário o tratamento cirúrgico.

2) Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma condição que se manifesta através de inflamações intestinais, desencadeando uma série de sintomas, tais como, dor, inchaço abdominal, prisão de ventre, diarreia e excesso de gases.

Ainda, esses sintomas podem surgir sem nenhuma causa específica ou em decorrência da ingestão de café, álcool, refrigerantes, leite, comidas processadas, dieta rica em proteínas ou em fibras, estresse e ansiedade, consumo excessivo de comida ou de alimentos gordurosos.

Ademais, o tratamento visa identificar o fator que inicia os sintomas e buscar eliminá-lo ou modificá-lo. Além disso, o médico poderá prescrever medicamentos para controlar os sintomas. Por fim, o paciente também precisará melhorar a sua alimentação.

3) Obstipação

Também conhecida como prisão de ventre, a obstipação é uma doença caracterizada pela baixa frequência de evacuações, sendo inferior a três vezes por semana. O quadro pode acometer bebês, crianças e adultos.

Ainda, a obstipação ocorre quando as fezes permanecem no intestino grosso por muito tempo, de modo que se tornam duras e secas, o que dificulta sua expulsão. Entre os fatores que contribuem para o seu desenvolvimento estão: sedentarismo, uso de determinados medicamentos, ansiedade, estresse ou depressão, ou dieta pobre em fibras e líquidos.

Ademais, o tratamento da prisão de ventre é feito a partir das mudanças no estilo de vida. Em episódios de crise, pode ser necessário o uso de laxantes. Caso ocorra sintomas mais graves, como o sangramento retal, pode indicar a presença de outra doença intestinal.

Enfim, essas são apenas algumas das doenças mais comuns que podem acometer o intestino. Na maioria dos casos, podem ser tratadas e o paciente levará uma vida normal. Portanto, caso suspeite dos sintomas, converse com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp