O intestino, também chamado de segundo cérebro, pode ser acometido por uma série de doenças que afetam não só o seu funcionamento, mas todo o organismo. Síndrome do intestino irritável, retocolite ulcerativa e doença de Crohn são alguns exemplos dessas patologias.
Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre essas condições que com maior frequência acometem esse órgão. Quer saber mais sobre elas? Então continue a leitura deste artigo.
1. Síndrome do intestino irritável
Trata-se de uma condição que se caracteriza pelo desconforto ou dor abdominal recorrente associada a, pelo menos, duas das seguintes características: alterações na frequência de evacuação ou na consistência das fezes.
Essa síndrome tende a se desenvolver entre a adolescência e o início da vida adulta. Os sintomas são desencadeados por estresse ou pelo consumo de determinados alimentos. Quando há desconforto abdominal, ele é percebido na região do abdômen inferior.
Além disso, o paciente pode apresentar constipação ou diarreia, esforço, urgência ou sensação de evacuação incompleta, distensão abdominal, dispepsia e sintomas extraintestinais (fibromialgia, distúrbios do sono e cefaleia crônica).
2. Doença de Crohn
Trata-se de uma doença autoimune que provoca inflamações no trato digestivo, contribuindo para a formação de úlceras na sua mucosa e sangramento. Geralmente, o cólon e o íleo são as áreas mais afetadas pelo quadro.
As inflamações provocadas pela doença de Crohn são invasivas e podem atingir tanto a parte superficial dos intestinos quanto as camadas da parede intestinal. A patologia é mais comum entre pessoas na faixa etária de 20 a 40 anos, principalmente para aqueles que são fumantes.
As causas dessa doença não estão completamente elucidadas. Profissionais da área acredita que haja uma forte relação com fatores genéticos e ambientais. Existe também um consenso de que as doenças inflamatórias intestinais (DII) sejam provocadas por algum tipo de infecção bacteriana ou viral.
O sintoma mais característico da doença de Crohn são as dores abdominais que causam grande incômodo. No entanto, a condição também se caracteriza pelos seguintes sinais: cólicas intestinais, diarreia, fezes com sangramento e muco, perda de peso, febre, anemia, náuseas e vômitos.
3. Colite ulcerativa
A colite ulcerativa é uma doença crônica que acomete o intestino grosso, causando inflamação e levando ao surgimento de úlceras no trato gastrointestinal. Embora seja mais comum na faixa etária entre 14 a 24 anos, pode atingir pessoas de qualquer idade.
Ainda, essa doença inflamatória intestinal (DII) tende a surgir no reto, podendo permanecer nele ou se alastrar por todo o cólon. Porém, diferente da doença de Crohn, a colite não afeta toda a região gastrointestinal, mas apenas a camada interna do cólon.
No caso da colite, acredita-se que esteja relacionada ao mecanismo de uma doença autoimune, quando o sistema imunológico atua de forma indevida e ataca as próprias células. Outro fator importante por trás dessa doença é a hereditariedade.
A sintomatologia da colite ulcerosa é variada e extensa, a depender da forma como se manifesta. Geralmente, os sintomas incluem diarreia sanguinolenta, saída de muco pelo reto, anemia, perda de peso, constipação e dor abdominal.
Essas são as 3 principais doenças que acometem o intestino. No entanto, existem outras condições que também podem afetar a região. Neste sentido, ao primeiro sinal de um incômodo no trato gastrointestinal, procure um médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!