5 mitos e verdades sobre o intestino

Intestino: 5 mitos e verdades sobre o

O intestino é uma das partes mais importantes do sistema digestivo. É um órgão de estrutura tubular que se estende do final do estômago até ao ânus. Representa grande parte do caminho percorrido pelo conteúdo gástrico digerido. 

Responsável também por facilitar a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos. O intestino tem aproximadamente de 7 a 9 metros de comprimento, divididos em duas partes:

A primeira parte tem nome de intestino delgado, liga o estômago à segunda parte do intestino. Chega a medir 7 metros. A outra parte tem nome de intestino grosso. Representa a menor parte do caminho, medindo aproximadamente 2 metros.

Quais são as principais funções?

A principal função do intestino consiste na digestão de alimentos e absorção de nutrientes e água, para manter o corpo nutrido, hidratado e funcionando corretamente. Além disso, o intestino também permite a eliminação de toxinas e outras substâncias que não devem ser absorvidas pelo corpo, que acabam sendo eliminadas sob a forma de fezes.

Durante muitos anos, estas foram as duas principais funções atribuídas ao intestino. No entanto, nos últimos anos, vários estudos apontam o intestino como um importante órgão endócrino que ajuda na produção de hormônios e neurotransmissores que influenciam o funcionamento de todo o corpo, assim como a saúde mental.

5 mitos e verdades sobre a saúde do intestino

1 – Um intestino em desequilíbrio aumenta o risco de obesidade.

VERDADE – A ingestão de alimentos com grande quantidade de açúcar branco e gordura saturada, são os combustíveis preferidos das bactérias ruins. Como consequência, a região fica mais inflamada e absorve menos nutrientes.

Isso prejudica a produção de neurotransmissores e hormônios responsáveis por controlar o açúcar no sangue, o nível de fome e, claro, o acúmulo de gordura e o ganho de peso. Em compensação, as bactérias boas favorecem o funcionamento do nosso metabolismo, que, quando acelerado, gasta mais calorias mesmo quando estamos parados.

2 -Probióticos e laxantes são iguais e atuam da mesma forma. 

MITO – Os alimentos e os suplementos com probióticos (bactérias boas) têm se tornado bastante populares no mundo todo porque ajudam a equilibrar a flora intestinal. Já o laxante é um medicamento que apenas solta o intestino e não deve ser tomado por qualquer motivo. Logo, não são a mesma coisa. Um regula e o outro solta.

3 -O sistema imunológico pode ser afetado pelo intestino.

VERDADE – O sistema imunológico está totalmente atrelado ao que acontece dentro do nosso intestino, que quando está inflamado, obriga nossas células de defesa a se unirem para atacar o perigo. 

O problema é que, geralmente, a parede do intestino fica repleta de buracos por onde substâncias ruins passam até chegar ao sangue e provocar um caos generalizado em todo 

nosso organismo. 

Essa inflamação sistêmica, por fim, pode desencadear reações alérgicas e autoimunes – é o caso da artrite reumatoide, do lúpus, da asma e da rinite (que tem sido relacionada à flora intestinal). 

4 -O intestino é considerado o segundo cérebro.

VERDADE – O intestino é considerado o segundo cérebro porque consegue funcionar independentemente das “ordens” do cérebro, pois possui o seu próprio sistema nervoso, o sistema nervoso entérico, responsável por coordenar todos os processos digestivos. 

Além disso, o intestino é composto por diversos neurônios e neurotransmissores, que também fazem com que a digestão aconteça normalmente.

5 -Enquanto não tiver sintomas, não preciso me preocupar com câncer no intestino.

MITO – Isso vale para todos os tipos de câncer, seja no sistema digestivo ou em qualquer outro local do corpo. Os tumores são doenças silenciosas e, quando começam a provocar sintomas, já estão em um estágio mais avançado – dificultando o tratamento e diminui as chances de cura. 

Por isso, é fundamental manter um estilo de vida saudável e realizar acompanhamento médico e exames periodicamente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe