IMC

Índice de Massa Corporal – IMC: o que é e como calcular?

O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma ferramenta de cálculo — criada pelo matemático Lambert Quételet — que avalia se uma determinada pessoa está ou não dentro do seu peso ideal com base em sua altura.

Dessa forma, de acordo com o resultado do cálculo, a pessoa pode saber se está abaixo do peso, no peso adequado, um pouco acima do peso ou com diferentes graus de obesidade.

No entanto, para uma avaliação feita de maneira individual, o resultado pode ser um pouco falho por não levar em consideração a maneira com que esse peso corporal é composto — podendo ser por gordura, músculos, água e estruturas ósseas.

Como calcular o IMC?

O Índice de Massa Corporal é bem simples de ser calculado: basta dividir o seu peso pela sua altura elevada ao quadrado. Ou seja, você multiplica a sua altura por ela mesma e depois divide o seu peso pelo resultado dessa conta.

Por exemplo, uma pessoa que mede 1,80m e possui 80kg fará o seguinte cálculo:

  • Altura multiplicada por ela mesma: 1,80 x 1,80 = 3,24
  • Peso dividido pelo resultado dado acima: 80/3,24 = 24,69

Neste caso, a pessoa tem IMC de 24,69.

Tabela de Resultados

Confira a seguir os possíveis resultados do Índice de Massa Corporal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Índice de Massa CorporalResultado
16 a 16,9Muito abaixo do peso
17 a 18,4Abaixo do peso
18,5 a 24,9 Peso ideal
25 a 29,9 Acima do peso
30 a 34,9Obesidade Grau I
35 a 40 Obesidade Grau II
Mais do que 40Obesidade Grau III

Como melhorar o resultado?

Como nem sempre o resultado do cálculo será satisfatório, existem algumas medidas restritivas — principalmente acerca da alimentação — que podem ser úteis para fazer com que a pessoa abaixe ou aumente o resultado.

O que fazer para abaixar o Índice de Massa Corporal?

Caso o resultado esteja acima do ideal e a pessoa não seja muito musculosa e nem atleta, normalmente é aconselhável perder um pouco de peso, eliminando o acúmulo de gordura.

Para isso, é recomendado consumir apenas alimentos ricos em vitaminas e minerais e evitar comidas industrializadas e gordurosas, como massas prontas, salgadinhos e biscoitos recheados, por exemplo.

Além disso, para atingir o resultado desejado mais rapidamente, praticar exercícios que aumentem o gasto calórico e aceleram o metabolismo também é indicado.

E para aumentar?

Já se o resultado estiver abaixo do ideal, é preciso tomar medidas para aumentá-lo. Para isso, a primeira coisa a se fazer é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais de boa qualidade, dispensando alimentos processados e ricos em gordura trans.

Ademais, alimentos como pizza, cachorro quente e outras frituras não são as melhores opções para quem precisa aumentar o IMC e ganhar peso de forma saudável.

Visto que, além de tudo, ainda há a chance deste tipo de gordura se acumular no interior das artérias e aumentar o risco do surgimento de doenças cardíacas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe