Hérnias da parede abdominal

Hérnias da parede abdominal – entenda as causas

O abdômen é uma das áreas do corpo mais suscetíveis ao surgimento de hérnias. Por ter cavidades de consistência mais frágil, a região pode apresentar algumas protrusões que podem ser assintomáticas ou sintomáticas, dependendo do tamanho da hérnia. A essas protrusões, chamamos de hérnias da parede abdominal. Elas resultam não só pela fraqueza da parede abdominal, mas também por alguns defeitos congênitos.

Embora tenha um quadro clínico delicado, essas hérnias são passíveis de correções através de cirurgia e são resolvidas em mais de 90% dos casos. O importante é que elas sejam resolvidas com rapidez para que o volume da hérnia não aumente ou sofra com estrangulamento ou encarceramento.

Sinais das hérnias da parede abdominal

O primeiro sinal, que também é um sintoma do problema, é o surgimento de dor. Contudo, o sinal mais frequente é um abaulamento visível no abdômen que pode causar náuseas e vômitos. Esses sinais podem ser diminuídos ou até eliminados em alguns casos porque existem tipos de hérnias que podem ser reduzidas manualmente, pelo médico.

Se a hérnia não for palpável, os sinais da presença do problema podem ser uma dor mais intensa e progressiva. Além disso, essa dor apresenta também descompressão do abdômen muito incômoda juntamente com os enjoos e os vômitos. É por isso que nessas situações os médicos diagnosticam o problema com o paciente em pé e não sentado.

Tipos de hérnias da parede abdominal

Essas hérnias são muito frequentes no umbigo, mas é possível delas aparecerem na virilha. A partir desses dois locais, as hérnias podem ser umbilicais, epigástricas ou hérnias de Spigel. Há casos também de hérnias que surgem em locais já operados, conhecidas como hérnias incisionais. Porém, as de maior ocorrência são as hérnias inguinais, que é como também são denominadas essas protrusões na cavidade abdominal.

Hérnia inguinal

Ocorre acima do ligamento inguinal. De maneira direta ou indireta, ela pode atingir o anel inguinal interno e até o canal femoral. É o tipo mais comum em homens, mas mulheres também são suscetíveis a desenvolver o problema.

Hérnia umbilical

É a que afeta o anel umbilical. Em grande parte dos casos, esse tipo de hérnia vem por conta de causas congênitas. Entretanto, algumas situações como gravidez e obesidade podem influenciar no surgimento da hérnia.

 

Hérnia de Spigel

Alguns músculos do abdômen podem sofrer alterações que podem ocasionar uma protrusão interna. Esse tipo de hérnia da cavidade abdominal também pode afetar a região de união do músculo reto do abdome e os obliquos e assim se formar na linha semilunar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte.

O que deseja encontrar?

Compartilhe