As hérnias abdominais ocorrem quando parte de um órgão se desloca através de uma abertura na parede abdominal, causando riscos sérios ao paciente. Nesse sentido, a depender da região que acomete, a hérnia recebe um nome diferente.
Você conhece todos esses tipos? Sabe como eles se diferenciam? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre as hérnias que são mais frequentes entre a população.
Principais hérnias abdominais:
1) Umbilical
Ocorre quando há o extravasamento de uma porção de tecido gorduroso ou intestino, formando um caroço ou protuberância na região do umbigo. Vale destacar que ela é mais comum em bebês, pois o seu surgimento tem relação com o processo de formação do cordão umbilical.
Assim, quando acomete adultos, pode estar associada ao aumento de pressão intra-abdominal, por distensão abdominal, obesidade, ascite ou gravidez. Por outro lado, em crianças a condição tende a ser acompanhada, pois pode se resolver espontaneamente. Caso não, a cirurgia será necessária.
2) Incisional
Em suma, essa condição se desenvolve em áreas submetidas a procedimentos cirúrgicos. Isso porque tendem a estar enfraquecidas, facilitando o surgimento de uma hérnia. Em outros casos, a má cicatrização ou infecções nas incisões durante o pós-operatório podem causá-la.
Ainda, ela fica aparente em abaulamentos ou protuberâncias que surgem em poucas semanas ou até vários anos após a realização do procedimento cirúrgico.
3) Femoral
A hérnia inguinal consiste na saída de gordura abdominal ou de alças intestinais através do canal inguinal. Esse canal está presente em homens e mulheres, mas o problema é mais comum entre a população masculina.
Essa condição se desenvolve na zona da virilha, principalmente do lado esquerdo. Portanto, quando surge no lado direito é comum que também apareça no lado esquerdo, sendo chamada de hérnia inguinal bilateral.
4) Femoral
Esta se assemelha à inguinal, sendo mais comum em mulheres. Porém, ela se desenvolve na porção inferior da virilha, na região próxima ao início da perna. Sendo assim, neste tipo, surge no canal femoral.
Esse canal é uma passagem natural do corpo humano, por onde passam importantes vasos sanguíneos e nervos. Embora seja assintomática, na maioria dos casos, pode causar dor ou desconforto e aumento de volume na região.
5) Epigástrica
A hérnia epigástrica se desenvolve a partir de um orifício na parede abdominal, causando o escape de tecidos ou de parte do intestino. Geralmente, essa condição está presente desde o nascimento, mas nem sempre exige tratamento. Isso porque, à medida que a criança cresce, a abertura cicatriza e os músculos abdominais se fortalecem.
Ademais, é recorrente em pacientes do sexo masculino, principalmente entre 20 e 50 anos. Contudo, é de baixa incidência, responsável por apenas 10% dos casos de hérnia.
Lidando com as hérnias abdominais
Enfim, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos diferentes e principais hérnias abdominais. Portanto, caso perceba alguma protuberância ou saliência na região abdominal, ou na virilha, procure um médico para ser avaliado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!