O acometimento por hérnias é muito comum atualmente. Estima-se que mais de 20% da população sofre com a condição. Justamente por isso é de extrema importância estar por dentro dos principais mitos e verdades com relação ao quadro.
Quer saber mais sobre o assunto? No texto a seguir apresentaremos os principais mitos e verdades sobre as hérnias. Não deixe de continuar a leitura!
Entendendo o que são hérnias
Hérnia é um termo médico utilizado para descrever quando um órgão interno se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.
Quais são as principais causas de hérnias?
As hérnias podem surgir em qualquer idade, mas são mais frequentes nos adultos. Nas crianças a hérnia mais comum é a hérnia umbilical, que surge por volta dos 6 meses e geralmente some sozinha por volta dos 4 anos. As principais causas de hérnia são:
- Carregar muito peso frequentemente;
- Tosse excessiva;
- Esforço extremo;
- Fazer muito esforço para defecar;
Quais são os principais sintomas?
As hérnias podem apresentar inchaço na área por ela afetada. No entanto, se a abertura no tecido muscular aumentarem, a dor pode ser contínua e tende a agravar-se com atividades que pressionem a parte inferior do abdômen, como esforço para evacuar, tossir.
Além disso, pode ocorrer um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu o movimento e, além da dor, surgem náuseas e vômitos, sendo necessário procurar imediatamente assistência médica.
5 mitos e verdades sobre as hérnias
Como em qualquer outra condição comum como as hérnias, existem diversas dúvidas, mitos e verdades sobre o assunto. Veja a seguir os principais dentre eles:
- O único tratamento é o cirúrgico. VERDADE
A única forma efetiva de se tratar uma hérnia abdominal é por meio de uma cirurgia, que reposiciona o órgão no seu devido lugar (cavidade abdominal) e realiza o fechamento do defeito herniário.
- As hérnias podem causar complicações. VERDADE
As hérnias da parede abdominal podem levar ao estrangulamento de órgãos abdominais, que causam uma emergência médica. A complicação interrompe o fornecimento de sangue para o órgão encarcerado, podendo levar a uma necrose em poucas horas.
- Somente a cirurgia aberta pode ser realizada no tratamento. – MITO
A correção de uma hérnia abdominal, geralmente, pode ser feita utilizando os recursos de cirurgias minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, minilaparoscopia e a cirurgia robótica.
- A obesidade pode causar hérnias. VERDADE
A obesidade é um dos fatores que podem desencadear as hérnias abdominais, porém, não é o único. Fazem parte desta lista a gravidez, o envelhecimento, o excesso de esforço físico, tosse excessiva e o tabagismo, por exemplo.
- Hérnias abdominais não apresentam sintomas. MITO
Ainda que tardiamente, toda hérnia apresenta sintomas, sendo que o principal deles é o abaulamento na superfície da pele em decorrência do órgão extravasado pelo orifício na parede abdominal.
Por fim, com a leitura deste texto, você ficou por dentro de importantes mitos e verdades sobre a condição de hérnia. Portanto, fique atento às informações e em caso de necessidade, procure um médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!