hérnias

Hérnias: 6 hábitos para evitar seu surgimento

As hérnias são condições muito comuns no Brasil, principalmente a hérnia inguinal. No entanto, existem diversos hábitos que podem evitar todo o transtorno provocado por essa doença.

Nesse sentido, preparamos este post com um breve resumo das medidas mais importantes para quem deseja afastar o risco de desenvolver essa condição. Então, se tem interesse no assunto, continue a leitura.

Veja como evitar hérnias:

1) Não use salto alto

Embora as hérnias abdominais sejam mais conhecidas e comuns, elas também podem acometer a coluna, sendo chamada de hérnia de disco. A condição se caracteriza pelo escape de um disco intervertebral.

Neste sentido, existem alguns comportamentos que podem ser adotados para evitar o aparecimento deste problema. Um deles é evitar o uso de salto alto. Isso porque podem ocasionar um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose.

2) Controle o peso corporal

O sobrepeso ou a obesidade são fatores de risco para o aparecimento de uma hérnia. Isso porque a parede abdominal fica constantemente sob pressão da gordura corporal, o que contribui para o enfraquecimento da musculatura.

Por isso, adote todas as medidas necessárias para evitar o excesso de peso e controlar o peso corporal. De modo geral, a manutenção de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental.

3) Evite carregar peso

Outro comportamento que costuma favorecer o desenvolvimento de uma hérnia abdominal é o levantamento excessivo de peso. Quem precisa carregar muito peso em função do trabalho ou na prática da musculação, está mais suscetível ao quadro.

Isso porque o aumento da pressão abdominal acentua a possibilidade de ocorrerem perfurações no local. Além de evitar carregar muito peso, tente não se curvar e mantenha a coluna ereta.

4) Cuide da sua saúde e previna hérnias

Doenças pulmonares, distúrbios intestinais e problemas cardíacos são condições que elevam o risco de hérnia inguinal. Por isso, não espere o problema se manifestar para buscar ajuda especializada.

Então, mantenha uma rotina de cuidados com a sua saúde e contribua com o diagnóstico precoce de doenças. Assim, você trata não só o problema em si, mas reduz o risco de desenvolver outras condições, como as hérnias.

5) Pare de fumar

As substâncias tóxicas presentes no cigarro são responsáveis por favorecer o aparecimento de uma série de doenças, desde diferentes tipos de cânceres até algumas hérnias, como a hérnia de disco.

Isso ocorre porque essas substâncias promovem a redução dos vasos sanguíneos que nutrem o disco intervertebral. Com isso, essa estrutura deixa de receber o aporte nutricional esperado, o que faz com que estejam mais suscetíveis a lesões.

6) Insira fibras em sua alimentação

Os alimentos ricos em fibras ajudam a suportar movimentos intestinais regulares e a prevenir constipação, que é um fator que favorece o aparecimento de uma hérnia. Dessa forma, se você deseja evitar o risco dessa condição, as frutas, legumes, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas devem entrar na sua dieta.

Manejo das hérnias

Então, como você pode perceber, as hérnias estão relacionadas a diferentes fatores de risco. Portanto, se deseja diminuir as chances de desenvolvê-las, siga nossas dicas e incorpore esses hábitos na sua rotina.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe