Por definição, toda hérnia é o escape de um conteúdo abdominal, geralmente um órgão, por uma abertura muscular. A depender da região em que surja, a condição recebe um nome específico, sendo sempre possível adotar hábitos para evitá-la.
Quer conhecer algumas medidas básicas para evitar o surgimento de hérnias? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listamos as principais ações que você pode realizar para não ser acometido por essa condição.
1) Evite o uso de salto
A hérnia de disco é um quadro que se caracteriza pelo escape de um disco intervertebral. Neste sentido, é possível evitar alguns comportamentos que são considerados como fatores de risco para o seu aparecimento.
Um deles é o uso de salto alto. Embora não existam estudos que comprovem a relação deste tipo de calçado com uma hérnia de disco, eles ocasionam um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose. Caso haja predisposição, o paciente pode desenvolver o problema.
2) Controle o peso corporal
O sobrepeso ou a obesidade também são fatores de risco para o desenvolvimento de uma hérnia, principalmente a inguinal. Isso porque a parede abdominal de indivíduos com excesso de peso fica constantemente sob pressão, favorecendo o escape de algum conteúdo.
Neste sentido, adote um estilo de vida saudável, sendo fisicamente ativo. Algumas atividades recomendadas são: yoga, pilates, musculação e exercícios aeróbicos. Por outro lado, evite aquelas que aumentam a pressão abdominal, como o agachamento e exercícios de salto.
3) Cuide da sua alimentação
Uma alimentação equilibrada é fundamental por inúmeras razões. Uma delas é porque é através dos alimentos que o organismo obtém a energia necessária para o dia-a-dia. No que se refere às hérnias, uma dieta balanceada auxilia na sua prevenção.
Isso porque, ao ingerir a quantidade necessária de nutrientes e fibras, o intestino passa a funcionar melhor, evitando prisões de ventre, que é um fator de risco para o desenvolvimento de hérnias abdominais.
4) Evite movimentos repetitivos com excesso de carga
A principal forma de evitar a hérnia de disco é protegendo o disco intervertebral. Neste sentido, você não deve realizar movimentos repetitivos de flexão e extensão da coluna com sobrecarga de peso.
A mesma regra vale para os movimentos de rotação de tronco. Então, caso precise pegar algo no chão, não curve-se. O correto é ficar de pé e abaixar, sempre dobrando os dois joelhos e mantendo a sua coluna reta.
5) Procure um médico
Existem algumas situações que tendem a anteceder uma hérnia. Uma delas é a tosse crônica, em função do excesso de esforço e pressão abdominal. Assim, caso apresente esse sintoma, converse com seu médico para conseguir controlá-lo.
Da mesma forma, ter uma próstata aumentada ocasiona um aumento no esforço para urinar e, consequentemente, eleva a pressão abdominal. Caso você acorde mais de uma vez para urinar e/ou faça um esforço excessivo durante a micção, procure um médico.
Enfim, se você deseja evitar o aparecimento de uma hérnia, siga nossas recomendações. Além disso, o acompanhamento e a orientação do seu médico é fundamental para afastar o risco desta condição.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!