Elderly woman with gray hair touching her aching hip. Upset mature old woman touching back feel hurt osteoarthritis kidney spine ache sore muscles, sad senior lady suffer from lower lumbar pain

Hérnia: quais os casos em que a cirurgia é necessária?

Grande parte da população hoje em dia sofre com quadros de hérnia. Embora seja uma condição tão comum, ainda existem diversas dúvidas sobre as formas de tratamento. Todos os casos necessitam de cirurgia?

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com as principais informações sobre a condição de hérnia. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

Mas antes, o que é uma hérnia?

O quadro de hérnia é caracterizado pela movimentação parcial ou completa de um, ou mais órgãos através de um orifício aberto por alterações ou enfraquecimento das camadas de tecido protetor dos órgãos internos. Pode ocorrer em diferentes partes do corpo. 

Quais são os principais sintomas?

Inicialmente as hérnias podem não apresentar sinais externos. Quando apresentam, geralmente é um inchaço na área afetada. No entanto, se a abertura no tecido muscular aumentar, a dor pode ser contínua e tende a agravar-se com atividades que pressionem a parte inferior do abdômen, como esforço para evacuar, tossir e levantar peso.

Nos casos em que há estrangulamento, acontece o bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a movimentação, causando náuseas e vômitos, sendo necessário procurar imediatamente assistência médica.

Quais são os tipos mais comuns?

Existem diversos tipos que atingem a população diariamente. Veja a seguir dentre eles os principais:

  • Hérnia inguinal

Não causa dor e pode ser observada como um pequeno inchaço na região. Ocorre ao ter uma abertura nos músculos abdominais, fazendo com que uma parte do intestino ou de outro órgão do abdômen consiga se sobressair nessa abertura.

  • Hérnia incisional 

É um tipo que acontece no local da cicatriz de uma cirurgia no abdome. Isso acontece devido a uma tensão excessiva e uma cicatrização inadequada na parede abdominal.

  • Hérnia de hiato

Também chamada de hérnia diafragmática, acontece quando uma parte do estômago consegue passar pelo hiato, orifício presente no músculo do diafragma, responsável por separar o tórax do abdômen. 

  • Hérnia umbilical

É a passagem de uma parte do intestino através dos músculos do abdômen, provocando estufamento na região do umbigo. Comuns em bebês e crianças, e não precisa de tratamento específico.

  • Hérnia femoral

Acontece quando uma parte do intestino passa entre os músculos do abdômen, na região do canal femoral, causando uma saliência. Dessa forma, ela causa dor abdominal, náusea e vômitos.

Afinal, toda hérnia necessita de cirurgia?

A resposta é Sim! Toda hérnia em condições agravadas e incapacitantes deve ser operada. Elas não somem por conta própria e tendem a se agravar com o passar do tempo caso não sejam devidamente tratadas.

A cirurgia para hérnia é o melhor tratamento disponível, e consiste em reposicionar o órgão no seu devido lugar, colocando se necessário uma tela de proteção visando fortalecer o local atingido e evitar que ela volte.

O ideal é fazer a cirurgia logo que a hérnia é diagnosticada para evitar complicações como o estrangulamento do órgão. Por esse motivo, vale ressaltar a importância de fazer acompanhamento médico especializado visando o início do tratamento.

Por fim, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais pontos relacionados ao tratamento da hérnia. Portanto, em caso de necessidade, não hesite em procurar atendimento médico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe