hérnia

Mito ou verdade: uma hérnia pode estourar?

A dúvida, para o público em geral, pode até soar muito específica – mas é bem comum para os pacientes de hérnia. Afinal, há a possibilidade de que ela venha a estourar ou isso tudo não passa de um mito?

Para conferir se a afirmação é mito ou verdade, fique com a gente ao longo deste artigo.

Mito ou verdade: uma hérnia pode estourar?

Verdade. A hérnia pode, sim, estourar. A ocorrência, nesse caso, é decorrente de um estrangulamento herniário. O estrangulamento acontece quando a estrutura se movimenta e acaba ficando “presa” na abertura. Dessa forma, o órgão extravasado, como é o caso do intestino, por exemplo, não consegue se movimentar.

Diante disso, a alça do intestino que está sendo “estrangulada” sofre uma espécie de torção e já não consegue mais receber oxigênio e sangue, levando a parte do intestino afetado à falência.

Essa porção do intestino que é afetada se desprende e uma perfuração é causada no órgão, fazendo com que fezes e o seu líquido interior, chamado de líquido intestinal, vazem para toda a cavidade abdominal. Como consequência dessa ocorrência, o paciente pode acabar falecendo.

Durante esse processo, há algum sintoma?

Sim. A torção causada à alça pode ter sintomas como dificuldade para evacuar, intestino preso, prisão de ventre, dificuldade para eliminar gases e cólicas no abdômen.

Há como resolver?

O estrangulamento herniário, apesar de não muito comum, é um quadro extremamente grave e que só pode ser resolvido por meio de uma intervenção cirúrgica em caráter de urgência, já que o risco de óbito está associado.

Sendo assim, o mais recomendado em todos os casos é evitar que a protuberância chegue a essa condição. Sabe-se que há a possibilidade de conviver com ela por longos anos, sem que haja complicações ou até mesmo sintomas. Mas, a qualquer momento, um estrangulamento pode ocorrer, fazendo com que ela estoure e coloque a vida do indivíduo em altíssimo risco.

Diante disso, o recomendado é que os pacientes de qualquer tipo de hérnia façam acompanhamento da condição com um médico especialista. Além disso, procurar um médico cirurgião geral ou, preferencialmente, especializado no aparelho digestivo também é recomendado. Isso porque apenas ele poderá dizer com maior precisão qual é o estado e o tamanho da alteração, os riscos e possíveis complicações do quadro.

Se você tiver a alteração, sentirá uma protuberância mole e bem localizada na pele, geralmente na virilha, no abdômen, na raiz da coxa ou no umbigo. Em alguns casos, ela pode causar dores e/ou queimação.

Agora você já sabe: a hérnia de disco pode, sim, estourar, e você, com certeza, não vai querer esperar isso acontecer para tomar uma providência com relação à condição. Sendo assim, a nossa recomendação é de que um médico especialista seja escolhido para acompanhar a presença e a evolução do quadro, definindo ou não a necessidade de remoção dessa alteração antes de um possível estouro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe