Cirurgia

Toda hérnia necessita de cirurgia?

Atualmente, quase 1 milhão de cirurgias de hérnia são realizadas a cada ano. Embora seja difícil prever quando e onde ocorrerá uma hérnia, os tipos mais comuns são hérnias inguinais (popularmente conhecidas por hérnias na virilha) e hérnias umbilicais (hérnias próximas ao umbigo). O tratamento para reparar hérnias consiste em cirurgia.

O sinal mais comum de uma hérnia é uma protuberância (volume, caroço) sob a pele, normalmente na virilha e abdômen, mas também pode afetar outras partes do corpo.

Você também pode sentir dor ao levantar, tossir ou coçar. É uma condição comum que afeta homens (principalmente), mulheres e crianças de todas as idades.

Mas toda hérnia necessita de cirurgia?

Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento.

As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas. Por isso, devem ser avaliadas por um cirurgião geral.

O risco de estrangulamento herniário (que é quando a hérnia se rompe) é grande, até mesmo em hérnias menores. Caso isso ocorra com você, será necessário uma operação urgente para cuidar dos órgãos lesionados e, possivelmente, outra para corrigir a hérnia, evitando assim complicações sérias e, principalmente, risco de morte.

Então, basicamente você tem duas opções:

  • fazer a operação para reparar a hérnia, mesmo que você não tenha sintomas;
  • aderir ao famoso “esperar pra ver” para enfim fazer a operação, no caso da sua hérnia não incomodar muito.

No entanto, vale lembrar que a maioria dos cirurgiões recomenda a operação da hérnia por causa da dor, desconforto ou preocupações quanto ao estrangulamento. A dor pode não ser intensa, mas a chance de estrangulamento ainda será a mesma.

Quais os sintomas do estrangulamento da hérnia?

O estrangulamento de uma hérnia pode provocar os seguintes sintomas:

  • dor contínua e forte durante várias horas no local da hérnia;
  • perda de apetite;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • inchaço no local da hérnia.

Ao identificar um ou mais desses sintomas, é preciso ir ao hospital com urgência para que a cirurgia seja feita. Portanto, tome cuidado e fique atento quanto aos sintomas.

Quando preciso operar com urgência?

Em alguns casos de hérnias, o intestino ou outro tecido pode ficar preso na parede abdominal e não pode ser pressionado para dentro de volta. Isso pode levar a um sério estrangulamento, cortando o fluxo sanguíneo, fazendo com que o intestino “morra”.

Esses casos são verdadeiras emergências cirúrgicas, pois podem até causar a morte.

Portanto, não deixe chegar a esse ponto. Se você constatou alguns dos sintomas listados aqui, mesmo que sua hérnia seja recente e pequena, procure um cirurgião geral para maiores informações, pois os riscos ainda sim são os mesmos.

Ainda restou alguma dúvida? Você pode deixar nos comentários ou fazer uma visita ao seu médico para mais informações.

Lembre-se que, toda hérnia necessita ser operada, pois hérnias não somem por conta própria. Então, fale com seu médico, obtenha informações sobre a cirurgia e o pós-operatório, e evite esses riscos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe