Hérnia inguinal é o nome dado a uma condição que tem origem no deslocamento de uma parte do intestino, através de um orifício. Tal anormalidade pode ocorrer na parede abdominal, na região da virilha.
O que causa a hérnia inguinal?
Via de regra, os músculos que integram a parede abdominal são muito bem-estruturados e fortes o suficiente para impedir que algum tipo de ruptura ocorra. Porém, em determinadas situações, e devido a condições pessoais, essa musculatura pode ser mais fraca. Por isso, deixar o indivíduo mais propenso a desenvolver a hérnia.
A seguir, selecionamos as 5 principais causas que podem contribuir para o surgimento de uma hérnia inguinal. Acompanhe!
1# Exercícios físicos
Especialmente aqueles que provocam a contração da musculatura, contribuindo para um aumento da pressão no interior da cavidade abdominal.
2# Atividades profissionais
Aquelas que exigem muito do corpo, como passar muito tempo em pé ou que, para serem executadas, dependem de grande esforço físico.
3# Determinadas enfermidades
Condições que o indivíduo adquiriu ou desenvolveu ao longo de sua vida, como doença da próstata, constipação intestinal ou aumento de pressão no interior do abdômen, devido a tosse crônica.
4# Defeito congênito
Alterações desenvolvidas ainda durante o período de gestação, no qual ficou evidenciado uma maior sensibilidade e fraqueza da parede abdominal.
5# Hérnias prévias
Quando a hérnia acomete um lado do corpo, ela pode predispor a pessoa ao desenvolvimento no lado oposto.
Quais são os fatores de risco para a hérnia inguinal?
Além dos pontos citados anteriormente, alguns fatores também podem influenciar para que uma determinada pessoa apresente uma hérnia inguinal, tais como:
- Gênero — as estimavas apontam que pessoas do sexo masculino têm 10 vezes mais chances de desenvolver o problema;
- A idade: recém-nascidos e idosos são os mais afetados quando o fator é a idade. Isso ocorre porque, nessas fases da vida, a parede do abdômen está mais fragilizada, mas vale lembrar que a hérnia inguinal é uma doença que pode surgir em qualquer período da vida da pessoa;
- Sofrer de constipação;
- Passar pelo processo de implantação de shunt, destinado à hidrocefalia;
- Histórico familiar de presença da doença;
- Distúrbios de ordem respiratória.
Tipos de hérnia inguinal
Os dois principais tipos de hérnias inguinais são:
Direta
Costuma ocorrer devido a um esforço muito grande na região abdominal, como pegar objetos muito pesados. Esse tipo é mais recorrente em adultos e idosos.
Indireta
Costuma atingir mais as crianças recém-nascidas e na primeira fase da vida, pois surge devido a uma falha congênita que permite que uma parte do intestino chegue até o saco escrotal.
Tratamentos para a hérnia inguinal
Atualmente, a cirurgia é considerada o melhor tratamento para quem sofre com esse problema. Geralmente, se recomenda a hernioplastia inguinal quando os sintomas são claros e evidentes.
A duração da cirurgia é de algo em torno de duas horas. Existem duas maneira de tratar o distúrbio cirurgicamente: da maneira tradicional, com um corte da região onde a hérnia se encontra ou por laparoscopia, uma técnica menos invasiva.
Por fim, para evitar que a hérnia inguinal surja, vale a pena praticar exercícios regularmente e com a orientação de um profissional. Além disso, é importante evitar carregar/pegar objetos muito pesados e, claro, cuidar da alimentação, buscando opções ricas em fibras, legumes e carnes magras.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!