Hérnia incisional

Hérnia incisional: o que é e como tratá-la!

Uma hérnia é o abaulamento, ocorrido em uma região do corpo, que faz com que uma parte do intestino ou do próprio estômago perpasse a parede muscular daquela área e salte para fora, ficando apenas sob a pele.

Normalmente, a hérnia pode estar relacionada à má-formação da parede muscular e, nesses casos, costuma atingir crianças de até 2 anos de idade. Quando, após essa idade a alteração não retorna sozinha, o médico tende a proceder com a cirurgia.

Também pode ser oriunda de diversos fatores ao longo da vida que propiciem essa fraqueza muscular.

Quais as causas da hérnia incisional?

Nesse caso, esse abaulamento acontece na linha da cicatriz deixada após o corte de alguma cirurgia.

Quando esse corte não é bem costurado ou a pessoa realiza um esforço grande logo após a cirurgia, a área afetada fica mais sensível e pode voltar a se abrir. É quando uma parte do órgão interno perpassa mais facilmente a parede muscular e provoca esse abaulamento.

Portanto, no caso de uma hérnia incisional, a fraqueza da parede abdominal é a causa principal desse abaulamento. Além do intenso esforço físico repetitivo, alguns fatores que também estimulam a reabertura desse espaço são o tabagismo, a obesidade e o sobrepeso e a tosse crônica.

Quais são os sintomas da hérnia incisional?

O principal deles é o abaulamento sob a cicatriz da cirurgia. Esse abaulamento é provocado pela alça do intestino, que perpassa a parede muscular naquela área fragilizada do músculo, chamada de anel herniário.

Geralmente não provoca dor, apenas o desconforto com relação às atividades do dia a dia e principalmente o incômodo de sentir algo “fora” do lugar.

Diagnóstico: como acontece?

Durante o exame físico, ministrado pelo médico. Quando o profissional tem dúvidas se há ou não uma hérnia incisional, ele recorre ao ultrassom para averiguar.

Complicação

Pode ocorrer, dependendo do caso, o encarceramento ou o estrangulamento da mesma. No caso do encarceramento, a hérnia fica presa e não há possibilidade de ser recolocada para dentro do abdômen. No caso de haver um estrangulamento, ocorre a isquemia do intestino. Em ambos os casos, uma cirurgia se torna emergencial.

Qual o tratamento da hérnia incisional?

Ela somente pode ser tratada por meio de cirurgia. Essa pode ocorrer através de robótica, laparoscopia ou método aberto.

No caso da cirurgia por meio da robótica ou laparoscopia, o paciente tende a sofrer menos, porque, ao contrário do método aberto, em que ocorre um corte de 15 a 20 cm, na laparoscopia, ocorrem apenas 4 cortes de até 1 cm cada.

Nesses casos, além de a recuperação ocorrer rapidamente, a dor abdominal decorrente do corte é mínima, e o paciente que operou devido à hérnia incisional tem a possibilidade de receber alta no mesmo dia, podendo voltar às atividades habituais — sem cometer exageros, é claro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe