O surgimento de uma hérnia incisional pode ocorrer após qualquer tipo de procedimento cirúrgico realizado no abdômen. Ela é provocada pela fragilidade do tecido em que é feita a sutura, após a cirurgia, e resulta da cicatrização inadequada dessa incisão. Não melhora nem desaparece com o tempo.
A hérnia ocorre porque o tecido que sofre o ponto cirúrgico perde parte de resistência em comparação ao tecido que não sofre nenhuma intervenção.
Nas hérnias incisionais pequenas, o tratamento pode ser realizado apenas com a sutura simples.
No caso de grandes hérnias incisionais, há necessidade de uma nova cirurgia para inserção de rede própria, que é reabsorvida e oferece reforço à musculatura.
Como é a cirurgia da hérnia incisional?
Para grandes hérnias incisionais, é necessário realizar o procedimento cirúrgico para se inserir uma rede de reforço na parede abdominal. A cirurgia pode ser por laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, realizada com auxílio de uma endocâmera no abdômen.
Apenas após um exame detalhado, o médico pode determinar se o reparo laparoscópico é a melhor opção cirúrgica. O procedimento pode não ser o mais indicado para quem já fez grandes cirurgias abdominais, ou apresente condições respiratórias graves.
A cirurgia também pode ser feita pelo método tradicional, que consiste em uma incisão na parede abdominal.
Os fatores que aumentam a possibilidade de cirurgia de hérnia incisional pelo método aberto são: obesidade, histórico de cirurgias prévias, com cicatrização densa e muitas aderências ou dificuldade de visualizar órgãos ou sangramentos, durante a operação.
A seguir, alguns dos cuidados necessários para o pré-operatório da hérnia incisional.
1# Exames
O pré-operatório exige exames de sangue, avaliação médica, raio-X de tórax e eletrocardiograma, dependendo da idade do indivíduo e das condições médicas associadas.
2# Limpeza intestinal
É preciso que o intestino esteja completamente limpo antes da cirurgia. Geralmente, o médico receita um líquido especial, que faz a limpeza dos intestinos. Além disso, ele prescreve uma dieta específica, apenas com líquidos claros, por um ou vários dias antes.
3# Jejum
Após a meia-noite do dia que antecede a operação, o paciente não deverá beber ou comer nada, exceto as medicações prescritas.
4# Medicamentos
Uso de aspirina, anticoagulantes, medicações anti-inflamatórias ou vitamina E deve ser interrompido por até uma semana antes da cirurgia. Medicamentos inibidores do apetite devem ser interrompidos, no mínimo, por três semanas.
5# Esforço físico
Deve-se evitar carregar objetos pesados, para não forçar a parede abdominal, nem causar dor ou estrangulamento da hérnia, o que poderia levar a uma operação de emergência.
6# Tabagismo
É recomendado parar de fumar, pelo menos, dois meses antes da cirurgia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!