Você certamente já ouviu falar de hérnia. Anualmente, no Brasil, são realizadas 600 mil cirurgias para tratamento desta condição. Mesmo que o assunto seja comumente falado, alguns tipos são pouco conhecidos pela maioria da população, como é o caso da hérnia incisional.
Quer saber mais sobre esta patologia? A seguir, você irá conhecer os principais pontos do assunto como por exemplo, causas, sintomas, tratamento, dentre outros. Então, não deixe de ler este texto.
O que é hérnia incisional?
A hérnia incisional acontece no local da cicatriz de uma cirurgia feita no abdômen. O problema vem de uma tensão excessiva e uma cicatrização inadequada na parede abdominal.
Após um procedimento cirúrgico, o abdômen sofre alterações. Devido ao corte dos músculos, a parede do abdome fica enfraquecida e permite com que qualquer órgão que esteja próximo do local da cirurgia se desloque com facilidade, pressionando a região que está se recuperando, o que provoca o surgimento da hérnia incisional.
Esta condição pode atingir qualquer pessoa nesta situação, porém costuma ser mais frequente em pessoas com obesidade, ou que sofriam anteriormente com quadros como diabetes, doenças pulmonares ou qualquer doença que aumente a pressão dentro do abdome.
Quais são os principais sintomas?
A alteração do tecido ser claramente visível, torna fácil a identificação de uma hérnia incisional. Porém, existem alguns sintomas que também se fazem presentes nesta condição. São eles:
- Náusea;
- Vômito;
- Febre;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Dor no abdômen;
- Dor ao redor da saliência.
Quando devo procurar um médico?
Todos os tipos de hérnia devem ser avaliados por um profissional qualificado, independentemente da evolução do quadro. Portanto, se você tiver uma protuberância dolorosa ou perceptível na região abdominal em um ou ambos os lados, consulte o seu médico.
É provável que a protuberância seja mais perceptível quando você está de pé e geralmente pode senti-la se colocar a mão diretamente sobre a área afetada quando faz algum tipo de esforço ou tosse.
Qual o tratamento para hérnia incisional?
O tratamento para a hérnia incisional deve ser feito por um médico especializado. Serão levados em conta muitos fatores, como a saúde geral do paciente, doenças preexistentes, extensão da lesão e a localização da hérnia.
Esse tipo de hérnia pode ser tratado por meio de uma cirurgia “aberta”, que é a que se faz por meio da abertura da cavidade abdominal, ou por cirurgia laparoscópica ou robótica, que funciona com instrumentos inseridos em pequenos orifícios.
Os procedimentos feitos por laparoscopia ou cirurgia robótica usam de pequenas incisões de aproximadamente 2 cm. E têm como objetivo retornar o tecido proeminente de volta ao seu lugar.
Ademais, dependendo da complexidade da hérnia incisional o paciente pode ficar alguns dias no hospital, todavia a grande maioria dos pacientes operados por vídeo ou robô tem alta no dia seguinte.
Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre a hérnia incisional. Caso perceba alguma anormalidade, procure imediatamente o seu médico para ser novamente avaliado e em caso de diagnóstico, iniciar o mais rapidamente possível
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!