Uma hérnia estrangulada ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido herniado é cortado. Esse tecido estrangulado pode liberar toxinas e infecções na corrente sanguínea, o que pode levar à sepse e à morte. Hérnias estranguladas são consideradas emergências médicas.
Sintomas da hérnia estrangulada
Qualquer hérnia pode ficar estrangulada. Os sintomas de uma hérnia estrangulada incluem dor na região da hérnia, que piora muito rapidamente e pode estar associada a outros sintomas. Qualquer pessoa que suspeite ter uma hérnia estrangulada deve procurar atendimento médico de emergência
Uma indicação comum de uma hérnia estrangulada é uma protuberância facilmente visível nas áreas do abdômen ou da pelve.
Outros sintomas incluem:
- dor repentina, que pode rapidamente se tornar insuportável;
- febre;
- fadiga geral;
- inflamação e alterações de cor na pele perto da hérnia;
- sensação de queimação ao redor da hérnia;
- náusea;
- vômito;
- constipação grave ou incapacidade de evacuar;
- fezes ensanguentadas;
- ritmo cardíaco acelerado.
Qualquer pessoa que sinta dor perto da hérnia deve consultar um médico o mais rápido possível.
Diagnóstico e tratamento da hérnia estrangulada
As hérnias estranguladas são frequentemente diagnosticadas na sala de emergência e podem ser fáceis de serem vistas pela inspeção visual e pela descrição dos sintomas. Os médicos podem usar um teste de imagem, como um ultrassom, para verificar se a hérnia está bloqueando o intestino.
O distúrbio deve ser tratado cirurgicamente o mais rápido possível. Caso contrário, pode haver danos graves ao corpo e sequelas permanentes aos tecidos. A cirurgia para uma hérnia estrangulada ocorre em duas etapas.
Primeiro, o cirurgião precisará reduzir o tamanho da hérnia. O especialista aplica suavemente uma pressão na hérnia, na tentativa de empurrar os tecidos presos de volta para a cavidade abdominal. Eles devem trabalhar rapidamente para impedir que o tecido seja danificado de forma permanente. Depois disso, o cirurgião removerá os tecidos danificados.
Quando isso estiver concluído, o cirurgião reparará a área fraca do músculo, onde a hérnia ficou. Se a hérnia for pequena, o cirurgião poderá fazer isso com pontos. Quando elas são grandes, o cirurgião pode adicionar tecido cirúrgico flexível para obter suporte adicional, a fim de ajudar a impedir que a hérnia se repita.
Causas do estrangulamento hernial
Hérnias estranguladas podem ocorrer em qualquer ponto da vida de uma pessoa. É até possível que os bebês nasçam com hérnias que podem ou não estrangular. A causa é a mesma de outras hérnias. O tecido muscular do abdome se torna fraco, o que facilita a passagem dos tecidos do intestino através do tecido muscular.
Quando isso acontece, o revestimento abdominal pode prender o intestino, que retira um pouco do tecido do órgão e causa estrangulamento. Embora hérnias estranguladas possam ocorrer em quase todos, existem alguns fatores de risco a serem observados. Os fatores de risco para hérnias podem incluir:
- esforço durante os movimentos intestinais;
- tosse crônica, como em alguns distúrbios pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- cirurgias abdominais ou cesarianas;
- atividade extenuante, especialmente quando não está levantando corretamente;
- gravidez.
As pessoas que tiveram uma hérnia reparada no passado também podem ter mais chances de ter uma hérnia na mesma área mais tarde na vida.
Complicações
A maioria das complicações com hérnias estranguladas ocorre devido à falta de tratamento. O tecido que foi cortado do suprimento de sangue pode morrer rapidamente. Isso leva a uma situação potencialmente fatal, pois esse tecido morto libera toxinas e bactérias na corrente sanguínea, o que pode causar infecções, sepse e morte. A cirurgia também traz algum risco de complicações. Os médicos discutirão as opções de cada pessoa com eles, incluindo quaisquer riscos associados à cirurgia.
Recuperação
A recuperação de uma cirurgia para uma hérnia estrangulada pode levar tempo. Muitas pessoas precisarão passar algum tempo se recuperando no hospital. Muitas pessoas acham que podem voltar às suas vidas habituais dentro de algumas semanas.
Se houver danos graves no tecido, a recuperação poderá demorar mais tempo. Após a cirurgia, uma pessoa precisará limitar sua atividade física por um período determinado pelo seu médico. A recuperação completa pode variar de algumas semanas a vários meses.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!