hérnia de hiato

Tudo o que você precisa saber sobre o pós-operatório da hérnia de hiato

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma e penetra a cavidade abdominal. Na ocorrência desse tipo de hérnia, o estômago não se fecha por completo, facilitando o retorno do conteúdo ácido para o interior do esôfago. Isso leva à ocorrência do refluxo gastroesofágico e da sensação de queimação na garganta, o sintoma mais comum da hérnia de hiato.

Apesar de muitas pesquisas, ainda não são claras as causas para o desenvolvimento da hérnia de hiato. Sabe-se, porém, que a obesidade e o excesso de atividades físicas podem favorecer o surgimento. Ocorre, especialmente, em pessoas mais velhas, obesas e em mulheres que tiveram mais de um filho.

A hérnia de hiato pode não apresentar sintomas, o que é muito comum. Quando se apresentam, são incômodos e costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições, tendendo a desaparecer pouco tempo depois. Os principais sinais são azia e queimação na garganta, dificuldade para engolir, tosse seca e irritativa, sabor amargo frequente, mau hálito, náusea e eructação frequentes, sensação de digestão lenta.

Diagnóstico e tratamento da hérnia de hiato

A hérnia de hiato é, frequentemente, descoberta durante a consulta médica e relato dos sintomas. A comprovação é feita com base nos exames de endoscopia ou tomografia computadorizada.

O principal objetivo do tratamento da hérnia de hiato é o alívio dos sintomas e a prevenção de complicações. Inicialmente, o médico poderá indicar medicamentos para a redução do refluxo, que ajudará a reduzir a dor.

Podem ser prescritos medicamentos para azia, para neutralizar a acidez estomacal, diminuir a produção de ácido ou fortalecer o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Nos casos mais graves, pode ser feita uma cirurgia por laparoscopia. Ela é indicada quando os cuidados com a alimentação não são suficientes para aliviar os sintomas causados pelo refluxo gastroesofágico ou quando há estrangulamento da hérnia, por exemplo.

A cirurgia para tratamento de hérnia de hiato, conhecida como hiatoplastia, é feita por meio de pequenas incisões por onde são inseridos os instrumentos e o endoscópio, Acoplados a um sistema de vídeo, eles permitem a visualização e abordagem dos órgãos inseridos na cavidade abdominal. O procedimento consiste em reduzir a abertura do hiato esofágico (cardioplastia) e construir uma válvula através da movimentação do fundo do estômago, de forma a impedir que o órgão se projete novamente ao tórax (fundoplicatura).

Cuidados pós-operatório

Para uma recuperação tranquila e sem dor, é preciso tomar alguns cuidados pós-cirurgia:

  • Na três primeiras semanas, é aconselhável ingerir apenas alimentos líquidos e pastosos, uma vez que haverá dificuldade temporária para engolir;
  • evitar bebidas com gás, bebidas pretas, condimentos e alimentos gordurosos;
  • evitar exercícios físicos, mesmo que leves, por um mês. Relações sexuais somente após 15 dias do procedimento;
  • dirigir somente após dez dias de realização da cirurgia;
  • não carregar peso ou fazer força, pois a hérnia de hiato pode voltar;
  • não colocar pomada, creme ou qualquer outro medicamento ou substância sobre as feridas. Se a incisão estiver aparentemente infeccionada (vermelha, com pus ou cheiro forte), entre em contato com o médico.

Além disso, nos primeiros dias, é normal ter a sensação de gases e dificuldade para eructar,  vomitar e soluço frequente. Os pontos devem ser retirados pelo médico, sete dias após a cirurgia, em média.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe