hérnia de hiato

3 cuidados para quem tem hérnia de hiato

Pessoas que sentem azia com frequência, sofrem de soluços constantes, dificuldade para engolir e dor no peito seguida de cansaço, podem ter hérnia de hiato. A medicina ainda não sabe dizer exatamente os motivos que levam ao desenvolvimento da doença, no entanto ela é mais comum do que se imagina. Os estudos apontam que um dos motivos seja a intensa pressão sobre o estômago. Por exemplo, se você tem o costume de carregar grandes pesos, pode vir a ter a doença.

Em uma breve explicação fisiológica, quando parte do estômago se projeta para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma, acontece a hérnia de hiato. O diafragma é um músculo importante para a respiração e, quando ele está enfraquecido, pode haver problemas. Entretanto, uma pessoa diagnosticada com a doença pode fazer o controle tomando alguns cuidados, como os descritos abaixo.

  1. Na hora de dormir

Durma com a cabeça elevada. Mesmo para um cochilo seja à tarde, procure dormir com a cabeça elevada em pelo menos 15 cm. Isso evita que o conteúdo do estômago volte para o esôfago, diminuindo, assim, a azia. Tenha como auxílio um travesseiro mais alto e mais rígido, mas sempre mantenha cuidado para não provocar torcicolo ou dor de cabeça.

Não durma logo após comer. A digestão de quem tem hérnia de hiato é lenta, portanto ter o controle do horário das refeições é importante. O jantar ou a ceia devem ser feitos no mínimo 2 horas antes de ir dormir. Assim, o estômago consegue fazer a digestão a contento e dar o passo seguinte, que é encaminhar o conteúdo para o intestino delgado.

2. Na hora de comer

Evite a ingestão de líquidos durante as refeições. O excesso deles faz com que as enzimas que irão processar os alimentos fiquem diluídas, prejudicando a digestão. Muita água também pode levar a uma maior incidência de refluxos, por isso o conselho é beber pequenos goles. A própria mastigação faz com que seja produzida uma grande quantidade de saliva, suficiente para que se engula o alimento com mais tranquilidade.

Realize mais mastigações. Essa ação é muito importante, pois, ainda na boca, acontece o início da digestão. Com a maior produção de saliva, que é uma substância alcalina, alguns nutrientes já são absorvidos, além haver diminuição da azia e do refluxo. O ideal é mastigar por mais ou menos 30 segundos antes de engolir e cortar os alimentos em pedaços menores, para que haja pequenas ingestões.

3. Nos hábitos

Procure usar roupas mais folgadas. As roupas que trazem aperto para a região do peito e do abdômen fazem com que os sintomas da hérnia em questão fiquem estimulados. Bermudas, calças, vestidos e camisetas que pressionam muito o estômago e o esôfago diminuem o funcionamento da digestão.

Perca peso. O emagrecimento é o conselho principal para se evitar a hérnia de hiato. Comer em excesso e em porções grandes e o consumo excessivo de cafeína, álcool, alimentos gordurosos e frituras inflamam o esôfago. Perder peso é retirar a pressão sobre a área abdominal e torácica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe