A hérnia de hiato é uma das patologias que mais acomete as pessoas no mundo. Existem diferentes tipos de manifestação da doença e, quando não tratada, pode provocar sintomas incapacitantes, afetando a vida de quem a possui.
Você sabe como as hérnias são causadas? Conhece as principais formas de tratamento? Então, este texto é leitura obrigatória. A seguir, você irá aprender mais sobre os sintomas, as causas e quais são as possibilidades de tratamento.
O que é uma hérnia?
O termo “hérnia” é usado para descrever a protusão ou o escape de um, ou mais órgão através de um orifício que se abriu nos tecidos que revestem e protegem os órgãos internos. Esse problema pode ocorrer em diversas partes do corpo, recebendo um nome diferente para cada local que afeta.
Quando o escape é na região abdominal, a hérnia pode ser inguinal, epigástrica, umbilical, de hiato, incisional ou diafragmática. Porém, existem situações em que ela não surge no abdômen, mas em outras áreas do corpo, tais como a coluna vertebral e o cérebro.
Como a hérnia de hiato é causada?
A hérnia de hiato é uma condição que se caracteriza pelo mau posicionamento do estômago e do esôfago. O tórax e a cavidade abdominal têm uma separação interna, feita pelo músculo diafragma, e contam com uma abertura para a passagem do esôfago, o hiato esofagiano.
Ainda, a hérnia de hiato ocorre quando o hiato é maior que o normal. Essa condição pode se manifestar de dois tipos diferentes: por deslizamento ou para esofágica. No primeiro tipo, a área onde o esôfago se conecta ao estômago se projeta para cima dele e uma pequena porção do estômago passa pelo hiato ficando sobre o diafragma.
Por outro lado, no tipo paraesofágica, a porção que faz a junção entre o estômago e o esôfago continua abaixo do diafragma, mas uma parte do estômago extravasa pelo hiato. Com isso, acaba se posicionando em cima do músculo, logo ao lado do esôfago.
No que se refere às causas, ainda não se sabe exatamente ocasionando o surgimento de uma hérnia de hiato. Porém, acredita-se que há uma relação com o enfraquecimento da musculatura abdominal e com a idade, sendo mais comum após os 50 anos.
Quais são os sintomas?
Geralmente, os pacientes não costumam apresentar sintomas. Contudo, em função do enfraquecimento muscular do hiato, o paciente pode desenvolver o refluxo gastroesofágico, que favorece o diagnóstico da hérnia.
No caso das hérnias pequenas, dificilmente causam sintomas. No entanto, se for maior que o padrão, pode causar azia, arrotos constantes, dificuldade para engolir, fadiga, dor no peito, falta de ar, tosse crônica, palpitações e arritmia.
Além disso, caso o conteúdo extra fique preso, ou compresso pelo diafragma, pode impossibilitar a circulação sanguínea no órgão, sendo um quadro grave e exige assistência médica imediata.
Como é o tratamento?
De modo geral, o tratamento da hérnia de hiato visa aliviar os sintomas e evitar complicações. Assim, caso haja um quadro de refluxo, o médico prescreverá medicamentos que neutralizam e reduzem a produção do ácido estomacal, ou que aceleram o esvaziamento do estômago.
No entanto, ainda não existem tratamentos que promovam o fortalecimento da musculatura do diafragma. Neste sentido, a cirurgia é a única forma efetiva de tratar o problema, principalmente quando há o risco de compressão das estruturas do tórax.
Ainda, o procedimento é feito via laparoscopia ou por cirurgia robótica e visa reposicionar o esôfago e o estômago, além de corrigir alterações nas estruturas da região. Sendo assim, o paciente não sente mais os incômodos e leva uma vida normal.
Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a hérnia de hiato, suas causas, sintomas e tratamentos. Portanto, caso perceba sinais semelhantes, procure o seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!