Hérnia de Hiato

Hérnia de Hiato: como é o tratamento?

O termo “hérnia” é utilizado para descrever a protrusão de um órgão para fora do seu lugar de origem. A hérnia de hiato, por exemplo, se caracteriza pelo escape de parte um órgão abdominal pelo hiato esofágico.

Você já ouviu falar nessa condição? Conhece as opções de tratamento? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema.

O que é a hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é uma condição que se caracteriza pela passagem de parte de órgãos abdominais para dentro da cavidade torácica através do hiato esofágico, um orifício por onde passa o esôfago.

Ainda, esse quadro pode se apresentar de duas formas: hérnia de hiato por deslizamento ou para esofágica. No primeiro caso, a área de junção entre o estômago e o esôfago e uma parte do próprio estômago projetam-se para cima do diafragma. Já no tipo para esofágica, o problema ocorre quando parte do estômago é empurrada para cima do diafragma.

Embora diversos órgãos possam estar no interior dessa hérnia, o mais comum é que exista apenas estômago no seu conteúdo. No que se refere à prevalência, a hérnia hiatal é comum em pessoas obesas, idosos e mulheres que tiveram muitos partos, especialmente a partir dos 50 anos. 

Quais são os sintomas mais comuns?

A hérnia de hiato é predominantemente assintomática. Estima-se que apenas 9% dos casos manifestam sintomas. Quando eles estão presentes, podem indicar um quadro grave e costumam ocorrer cerca de 20 a 30 minutos após as refeições. 

Esses sintomas são: azia e queimação na garganta, dificuldade para engolir, tosse seca e irritativa, mau hálito, gosto amargo na boca, arrotos frequentes, desejo constante de vomitar e sensação de digestão lenta.

Entretanto, essa sintomatologia é a mesma dos pacientes com doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Por isso, é comum que seu diagnóstico ocorra antes da hérnia.

Por fim, se o órgão ficar preso ou for compresso pelo diafragma, pode impossibilitar a circulação sanguínea no órgão, sendo um quadro grave e exige assistência médica imediata.

Quais as causas?

Em suma, ainda não conhecemos as causas para a formação da hérnia de hiato. Contudo, alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, como no caso da obesidade e a prática de atividades físicas em excesso.

Além disso, acredita-se que o enfraquecimento da musculatura abdominal exerça alguma influência no surgimento do quadro.Há também a relação com a idade, sendo mais comum após os 50 anos.

Como tratar a hérnia de hiato?

Quando não há uma emergência, o tratamento da hérnia de hiato envolve o controle dos fatores de risco. No caso da obesidade, o paciente precisa mudar seu estilo de vida para perder peso.

Ainda, quando há excesso de exercícios, ele também receberá a orientação de se exercitar na intensidade correta. Além disso, será necessário evitar o consumo de alimentos ricos em gordura ou condimentos e a ingestão de bebidas alcoólicas, pois podem agravar os sintomas.

Outros cuidados necessários são: realizar refeições leves, comer a cada 3 horas, não se deitar logo após comer e não beber líquidos nas refeições. A cirurgia só é indicada em quadros graves, quando as medidas conservadoras não são suficientes para aliviar os sintomas.

O procedimento consiste na recolocação dos órgãos herniados para dentro do abdômen e na realização de uma manobra para prevenir o refluxo. A cirurgia é feita por laparoscopia e oferece rápida recuperação.

Então, com a leitura deste texto, você conheceu um pouco mais sobre a hérnia de hiato e seus sintomas, causas e tratamentos. Portanto, caso perceba algum sinal semelhante, procure um médico para ser avaliado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp