hérnia abdominal

4 sintomas da hérnia abdominal

A hérnia abdominal é um problema causado pelo deslocamento de um órgão por meio de um orifício na parede abdominal. Isso ocorre devido a um enfraquecimento do tecido que compõe o abdômen, que ocasiona o surgimento do orifício e o consequente deslocamento de órgãos.

As hérnias abdominais se dividem em tipos diferentes, de acordo com a localização, sendo as mais comuns as hérnias nas regiões inguinal, umbilical, epigástrica e femoral. Há, ainda, o surgimento de hérnias em locais que passaram por cirurgias abdominais anteriores, dando origem assim à hérnia incisional.

Uma das maneiras de serem percebidas as hérnias abdominais são os sintomas que se manifestam. Assim, confira a seguir alguns dos principais sintomas de hérnia abdominal:

Protrusão da parede abdominal

A protrusão da parede do abdômen é o sinal mais comum e ostensivo nos casos de hérnias abdominais, sendo o ponto de partida para a identificação do problema. Esta protrusão é o inchaço de determinada região do abdômen, fazendo-a ficar mais destacada devido ao inchaço provocado pela hérnia abdominal.

Esse sintoma tende a ser ainda mais comum após a realização de algum tipo de atividade ou exercício físico, podendo ainda ter um volume maior com o aumento da protrusão abdominal depois de qualquer tipo de esforço físico.

Desconforto abdominal

A sensação de desconforto na região do abdômen é outro sintoma bastante comum nos casos de hérnia abdominal, uma vez que o problema causa o deslocamento dos órgãos.

A sensação pode ser contínua ou alternar momentos de desconfortos maiores ou menores, especialmente após algum tipo de esforço que leve a região abdominal a suportar um peso ou pressão maior. Assim, o desconforto abdominal pode ser um forte indicativo da presença de hérnia abdominal.

Dor

Assim como a sensação de desconforto, a hérnia abdominal também causa dor na região do abdômen, devido à formação do orifício na parede abdominal e o seguido deslocamento dos órgãos que provoca a hérnia.

A dor pode ser maior em alguns momentos, quando há a compressão dos órgãos no espaço da parede abdominal. Desta forma, a hérnia abdominal causa uma forte dor.

Náuseas e vômitos

As náuseas e os vômitos também são um sintoma da hérnia abdominal, pois o deslocamento dos órgãos pelo espaço aberto na parede abdominal faz com que ocorra um mal-estar e a compressão dos órgãos, gerando esses sintomas.

As náuseas e vômitos podem ser mais frequentes em ocasiões de fortes dores, como uma consequência da compressão dos órgãos, gerando um incômodo ainda maior e tornando a hérnia abdominal um problema mais complicado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

O que deseja encontrar?

Compartilhe