A hérnia abdominal é uma doença que acomete os homens, em sua maioria. No entanto, ela não deixa de ocorrer em mulheres e crianças. Tal abertura na região do abdômen, que expõe o intestino ou outro órgão para fora, tem diversas razões para acontecer.
Conheça, neste artigo, 8 causas comuns que podem causar a hérnia abdominal.
Tipos de hérnia abdominal
Este problema do tipo abdominal pode ser dividido em cinco categorias:
- Hérnia inguinal – na região da virilha;
- Hérnia umbilical – pode acontecer na infância, ou fase adulta;
- Hérnia epigástrica – ocorre próxima do umbigo;
- Hérnia femoral – acontece na cavidade abdominal ou na pelve;
- Hérnia incisional – surge de cicatrizes mal formadas no abdômen, ou pelo enfraquecimento da área.
Causas da hérnia abdominal
Excesso de exercícios físicos
Dependendo da intensidade e da carga, as atividades físicas podem gerar hérnias. Mesmo que a longo prazo, o esforço físico exagerado e frequente pode irromper no problema.
Levantar muito peso
Mesmo sem praticar exercícios físicos, o ato de levantar pesos, ou fazer esforço excessivo para carregar algo pesado, pode fazer com que a hérnia desse tipo apareça.
Quanto mais pesado o objeto for, maior é a força aplicada para levantá-lo, e isso pode trazer problemas do gênero.
Gravidez
Mesmo sendo uma etapa natural e prevista no ciclo de vida de uma mulher, a gravidez traz efeitos colaterais ao corpo. Como o peso é aumentado com o desenvolvimento do bebê, o corpo pode sofrer grande pressão interna e estourar uma hérnia.
Sobrepeso e obesidade
O sobrepeso e a obesidade trazem, além de problemas cardiovasculares, a possibilidade de aparecimento da hérnia. A massa e a gordura do corpo que excedem os limites do organismo podem trazer algum tipo de hérnia a médio ou longo prazo.
Histórico familiar de hérnia
A genética também é um fator de risco para as hérnias. Se algum familiar próximo teve ou tem o problema, as chances de isso acontecer com você são maiores.
Cirurgias abdominais mal cicatrizadas
Alguns procedimentos mal cicatrizados, feitos no abdômen, podem trazer a hérnia no pós-operatório. Isso ocorre porque alguma infecção pode afetar a região operada e abrir espaços para os órgãos saírem pela área do abdômen.
Tosse crônica
Seja disparada por uma infecção nos pulmões ou em consequência do tabagismo, a tosse crônica pode desencadear a hérnia. O efeito de tossir cronicamente faz com que a pressão de dentro do abdômen seja maior do que a área suporte, causando a hérnia.
Constipação intestinal
Mais conhecida como prisão de ventre, ela pode gerar a hérnia também, já que a força física para evacuar é mais exigida nesse caso. Assim como na tosse, o esforço maior do organismo causa o problema.
Se você está em alguma dessas condições listadas, o melhor a fazer é buscar o auxílio médico para tratamento, antes que a hérnia abdominal apareça. Um profissional pode passar orientações para evitar que esse quadro, que traz sérios prejuízos à saúde, surja.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!