As hérnias abdominais dificilmente apresentam sintomas, e quando eles se manifestam podem ser sinal de uma consequência mais grave como inflamação e infecção local. Há tratamentos paliativos como medicamentos que amenizam dores, náuseas e febres, mas o único tratamento adequado é a cirurgia.
Caracterizadas pelo abaulamento de uma parte do abdômen, as hérnias são parte de um dos órgãos que escapam por um orifício do tecido que o envolve. O problema pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças, mas sua incidência maior é em homens. Embora muito comuns, as hérnias abdominais geram muitas dúvidas na população.
Mitos e verdades sobre as hérnias abdominais
Mesmo muito comuns, as hérnias abdominais são pouco conhecidas e divulgadas. Muitas pessoas podem desconhecer que as possui e só ter conhecimento do problema se tiver alguma gravidade posterior.
Para esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto, listamos abaixo mitos e verdades sobre as hérnias abdominais, que podem ser muito úteis para identificar e lidar melhor com o problema.
As hérnias só ocorrem no umbigo
Mito: elas podem surgir em várias regiões abdominais, como a inguinal, umbilical, femoral, epigástrica, hiato e incisional.
A hérnia abdominal pode causar problemas graves à saúde
Verdade: mesmo que a maioria das hérnias não cause nenhum dano à saúde e nem provoque sintomas, quando há um estrangulamento do órgão pelo orifício pode ocorrer uma perda de um segmento do órgão e caso se rompa, que pode levar a uma peritonite e ser potencialmente mortal. Nesses casos é preciso uma intervenção cirurgia de emergência.
As hérnias vão crescendo progressivamente
Verdade: A maioria causa um aumento do orifício pela pressão exercida pelos movimentos do corpo. De muito pequenas podem chegar a tamanhos impressionantes e mesmo sem causar sintomas ou infecções devem ser removidas por cirurgia, quando é colocada uma prótese que tampa o buraco criado e coloca o órgão no lugar.
A obesidade causa a hérnia abdominal
Verdade: a obesidade é uma das causas da hérnia abdominal, assim como pegar muito peso, infecções causadas por feridas cirúrgicas, uso de corticoides e quimioterapia, tosse em excesso, envelhecimento, desnutrição, excesso de exercícios físicos, fazer muita força na evacuação, gravidez e tabagismo.
A hérnia de hiato pode dificultar a digestão
Verdade: a hérnia de hiato é quando uma parte do estômago se projeta para o hiato e o diafragma. Pode dificultar a respiração e engolir os alimentos, sendo mais comum em pessoas acima de 50 anos.
A hérnia é impossível de ser percebida
Mito: o diagnóstico inicial é feito identifica uma protuberância e a apalpa, para conferir se é uma hérnia. Mas são os exames radiológicos que darão a precisão sobre a doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!