Embora ainda seja um tabu para muitas pessoas, as hemorroidas são um problema muito comum e metade da população adulta tem grandes chances de desenvolvê-las. Além disso, a melhor forma de evitar os incômodos é procurando assistência médica especializada.
Você sabe como essa condição se desenvolve? Conhece os sintomas característicos? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.
O que são hemorroidas?
Trata-se de vasos sanguíneos localizados no ânus e no reto que se dilatam e inflamam, podendo causar sintomas que trazem muito desconforto. Em função do movimento intestinal, essas veias estão constantemente se dilatando e retraindo.
Porém, com a repetição excessiva desse esforço, o processo de drenagem do sangue não funciona corretamente, provocando a formação das hemorroidas, que podem ser internas ou externas.
Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal, causando sintomas mais agudos. Já as externas se assemelham as varizes e são visíveis na borda do ânus. Ademais, o termo correto para descrever essa condição é doença hemorroidária.
Como são causadas?
Na maioria das veias do corpo humano existem válvulas que mantém o sangue sempre na mesma direção, impedindo que retornem. No entanto, essas válvulas não existem nas veias hemorroidárias.
Assim, o aumento de pressão nessas veias possibilita que esse retorno ocorra, represando o sangue e formando as hemorroidas. Em função disso, o paciente está mais suscetível a desenvolver uma trombose ou inflamação.
Ainda, a dilatação e inflamação dessas veias localizadas ao redor do ânus pode ser causada por inúmeros fatores. A seguir, listamos os mais comuns:
- constipação intestinal;
- diarreia crônica;
- esforço excessivo para evacuar;
- tabagismo;
- cirrose hepática;
- obesidade;
- hipertensão portal;
- dieta pobre em fibras;
- prática de sexo anal;
- histórico familiar de hemorroidas;
- gravidez;
- permanecer por longos períodos sentado no vaso sanitário.
Quais os sintomas mais comuns?
Nem sempre o surgimento de uma hemorroida é percebido pelo paciente, pois, podem ser assintomáticas. Geralmente, o único sinal que a evidencia é a presença de sangue nas fezes.
Porém, em alguns casos, podem ocorrer sintomas. As hemorroidas internas causam dor e possuem o risco elevado de evoluírem para uma trombose. Além disso, o esforço crônico para evacuar pode fazer com que a veia hemorroidária salte para fora do canal anal.
Já as externas costumam provocar dor e sangramento ao evacuar e sentar. Também há um risco acentuado de trombose, causando uma dor aguda. Outros sintomas característicos são: coceira provocada pelo inchaço das veias e saliência palpável no ânus.
Existe tratamento?
Existem diferentes formas de tratamento para as hemorroidas que podem promover a cura do paciente. Quando conservador, pode envolver o uso de medicamentos, adoção de alguns cuidados e dieta.
Se essas medidas não forem suficientes, o médico poderá propor alternativas de tratamentos minimamente invasivos, tais como, a ligadura elástica, escleroterapia e coagulação infravermelha.
Por fim, se mesmo após esses procedimentos os sintomas persistirem, a intervenção cirúrgica passa a ser a melhor alternativa. Nesses casos, pode se realizar a remoção da hemorroida (hemorroidectomia) ou a técnica de desarterialização hemorroidária trans guiada por Doppler (THD).
Portanto, as hemorroidas são passíveis de tratamento e cura. Assim, para evitar tromboses ou o agravamento dos sintomas, procure assistência médica especializada para tratá-las.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!