funcionamento do estômago

9 alimentos que prejudicam o bom funcionamento do estômago

O bom funcionamento do estômago é determinante para uma digestão eficiente. No entanto, a depender da qualidade dos alimentos ingeridos, esse órgão pode ser consideravelmente impactado, favorecendo o aparecimento de vários problemas de saúde.

Neste sentido, você precisa conhecer os alimentos que precisam ser evitados. Então, este post é leitura obrigatória. A seguir, listamos aqueles que são os mais responsáveis por atrapalhar o funcionamento do estômago.

1 – Álcool

O álcool é um dos itens mais agressivos para a mucosa estomacal. Por isso, você precisa evitar ou diminuir o consumo de destilados, cachaças, cervejas e vinhos, pois têm grande potencial para prejudicar o desempenho do sistema digestório.

2 – Frutas ácidas e cítricas

Laranja, limão, abacaxi, tangerina e kiwi são exemplos de frutas ácidas e cítricas que podem agravar quadros de gastrite. Contudo, a retirada desses alimentos da dieta só deve ocorrer se, de fato, for percebida a ligação deles com desconfortos estomacais. Caso contrário, são frutas benéficas para a saúde, pois são ricas em nutrientes importantes para o organismo.

3 – Embutidos

Existem alguns alimentos que são prejudiciais de uma forma geral e com o estômago não será diferente. Presunto, salame e peito de peru são exemplos de embutidos que possuem substâncias potencialmente nocivas ao órgão, tais como, sódio, gordura, excesso de tempero e aditivos químicos.

4 – Molho de tomate

Embora saudável, o tomate é uma fruta ácida e contraindicada para quem sofre com úlceras e gastrite. Nesse sentido, os molhos de tomate encontrados nos mercados são ainda mais agressivos, pois contém muitos aditivos.

Por isso, se você utilizar esse ingrediente em uma receita, faça-o em casa, com tomates maduros, menos ácidos. Para reduzir ainda mais a acidez, utilize bicarbonato de sódio.

5 – Frituras e carnes vermelhas

Os alimentos gordurosos tornam o metabolismo mais lento, retardando o esvaziamento do estômago e comprometendo o processo digestivo. Neste sentido, o consumo de frituras e carnes vermelhas sobrecarrega o estômago e causa refluxo ácido e azia.

6 – Café

Apesar de ser considerado como indispensável por muitas pessoas, a cafeína estimula a acidez estomacal. O consumo excessivo de café impossibilita a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, contribui para o refluxo.

7 – Refrigerantes

Além do excesso de açúcar e de componentes químicos, os refrigerantes possuem um alto teor de acidez e de gás, o que pode irritar a mucosa estomacal. Além disso, as bebidas de sabor cola possuem cafeína, dobrando o grau de desconforto.

8 – Chás

Assim como o café, alguns tipos de chás também contêm cafeína. Por isso, se você gosta de chás mate, verde e/ou preto, procure consumi-lo de forma espaçada ou, se possível, substitua-os por bebidas mais suaves, como o chá de camomila.

9 – Alimentos condimentados

Outros tipos de alimentos que são potencialmente agressivos para o estômago são aqueles ricos em condimentos, como os temperos prontos e apimentados, ketchup, mostarda, barbecue e shoyu. Para quem sofre com gastrite, esses produtos não podem estar no cardápio.

Enfim, esses são alguns exemplos de alimentos que prejudicam o bom funcionamento do estômago. Então, se eles estão presentes na sua alimentação, procure evitá-los, principalmente se você já lida com azia, gastrite ou outros problemas estomacais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp