Fazer boas escolhas alimentares e seguir uma dieta equilibrada o ajudará a eliminar peso após a cirurgia bariátrica e a manter um peso saudável por toda a vida. Seu cirurgião bariátrico o levará adiante em cada fase nutricional do plano de dieta pós-cirurgia bariátrica. Isso terá início logo após o procedimento, até que você esteja pronto para a fase final e ao longo da vida.
Nutrição pós-cirurgia bariátrica
Após a cirurgia bariátrica, uma equipe dará assistência ao paciente para que ele adote uma dieta pós-cirúrgica de cinco fases. Isso ajudará o corpo a se recuperar e a se adaptar aos hábitos alimentares saudáveis.
A tabela, abaixo, descreve a progressão para a maioria dos pacientes com cirurgia bariátrica. Lembre-se, todos são diferentes e irão progredir em velocidades diferentes. Comer após a cirurgia bariátrica se tornará mais fácil com o tempo, à medida que você avança no plano de dieta pós-cirurgia.
Estas são algumas das orientações alimentares que você deverá seguir após a cirurgia para perda de peso. Você receberá informações mais detalhadas de seu médico durante todo o processo de cirurgia para perda de peso.
Plano de dieta pós-cirurgia bariátrica
- Fase 1: Dieta Líquida Clara, nas Semanas 1 e 2;
- Fase 2 A: Dieta líquida total;
- Fase 2 B: Dieta em Purê, nas Semanas 3 e 4 (comece a usar suplementos de proteína);
- Fase 3: Dieta Adaptativa / Macia, nos Meses 2 e 3;
- Fase 4: Dieta de Estabilização, no Mês 4 e ao longo da vida.
Conheça alguns detalhes sobre cada fase:
Primeira fase: líquidos claros
Você começará a dieta de Fase Um no dia da cirurgia. A primeira fase consiste em líquidos transparentes sem açúcar e gelatina, água e caldos. Nenhum açúcar, cafeína ou bebidas carbonatadas devem ser consumidos durante a Fase Um ou Fase Dois da dieta. Isso causará efeitos colaterais desagradáveis e também pode causar complicações.
Fase Dois: Alimentos com consistência de purê
Uma vez que a Fase Um seja tolerada sem nenhuma dificuldade, o paciente irá avançar para a Fase Dois, que consiste em alimentos amassados ou totalmente misturados e com consistência de líquidos mais espessos.
Exemplos de líquidos mais espessos incluem alimentos como leite desnatado, sopas mais espessas de baixo teor de gordura e bebidas desnatadas de soja. Os alimentos em purê, ou misturados, devem ter a consistência de um líquido espesso (sem pedaços ou material sólido), como molho de maçã.
Pode ser necessário suplementar temporariamente sua dieta com um líquido protéico, para consumir um total de 60 a 70 gramas de proteína por dia. Tente novos alimentos com cautela – alguns alimentos que você pode comer antes da cirurgia podem não ser tolerados após a cirurgia.
O paciente ficará na Fase Dois por um mês. O novo estômago precisa de tempo para cicatrizar, e uma dieta da Fase Dois ajuda a evitar o vazamento pela cicatriz. Além disso, os pacientes que tentaram adiantar suas dietas prematuramente relataram desconforto e náusea significativos.
Fase três: alimentos macios
Após a Fase Dois ser tolerada por 4 semanas, os pacientes serão autorizados a avançar para uma dieta macia. O paciente só deve avançar para além da dieta da Fase Dois após receber instruções e permissão do médico.
Nesta fase, as refeições devem ser compostas por 75% de proteína e quantidades mínimas de carboidratos e gorduras. Leia os rótulos para determinar quantas proteínas, gorduras e calorias cada alimento contém e como essas calorias são decompostas.
Alimentos macios, como ovos (cozidos ou mexidos), tofu, queijo cottage com baixo teor de gordura, frango desfiado, vegetais bem cozidos, peixe assado, frutas macias e iogurte desnatado (sem açúcar) podem ser ingeridos. Faça pequenas mordidas e coma devagar. Os alimentos devem ser mastigados até se obter uma consistência líquida ou misturada.
A fase dois é definida por aquela em que os alimentos que você geralmente come com uma colher, e a fase três, geralmente, é definida pelos alimentos que você pode comer com um garfo (mas sem faca).
Depois de sentir-se cheio, você deve parar de comer e não voltar a comer nada, além de um líquido até a próxima refeição. Nunca beba líquidos com as refeições. Se você precisou de um suplemento de proteína durante a Fase Dois, deve começar a ficar menos dependente à medida que sua tolerância alimentar melhora.
Fase quatro: alimentos sólidos
Após 12 semanas, os pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica serão introduzidos aos alimentos sólidos da Fase Quatro. Nesta etapa, devem ser feitas apenas três ou quatro refeições por dia. Coma até começar a ficar cheio, ou ter ingerido uma xícara de comida e, depois, pare. Não coma nada sólido, misturado ou macio novamente até a próxima refeição.
Os melhores alimentos para comer são peixes (atum, salmão, linguado), frango sem pele ou osso e peru. Esses alimentos têm um alto teor de proteínas. Evite arroz, batatas e pão. Continue se concentrando no consumo de proteínas e fique longe de carboidratos e gorduras.
Evite condimentos com alto teor de gordura, como maionese e manteiga. Você pode ingerir outros condimentos, mas cuidado com o uso de ketchup em excesso, pois possui alto teor de açúcar e pode causar síndrome de dumping. Nunca beba líquidos com as refeições.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!