Exercícios físicos e cirurgia bariátrica combinam? Esta é uma pergunta feita com muita frequência nos consultórios, e não por acaso.
Antes de nos aprofundarmos no assunto, convém falar um pouco sobre a própria cirurgia bariátrica, suas indicações e sobre o que se deve fazer após o processo cirúrgico. Se você tem dúvidas sobre estas questões, este artigo foi feito para você.
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia da obesidade ou redução de estômago, utiliza técnicas diversas para o tratamento da obesidade mórbida ou grave. Esse procedimento também é recomendado para os quadros de doenças provocadas pelo excesso de peso, como a diabetes e a hipertensão.
Tipos de cirurgia bariátrica
Existem três procedimentos comuns, quando falamos sobre cirurgia bariátrica. Eles são divididos da seguinte maneira:
Procedimentos restritivos
Estes processos têm como objetivo diminuir a quantidade de alimentos que a estrutura do estômago pode receber. Neste caso, o paciente sente-se saciado de forma mais rápida e tende a comer menos – o que, claro, facilita o processo de emagrecimento.
Cirurgias disabsortivas
Conhecidas como cirurgias de desvio intestinal, ou by-pass intestinal, são intervenções que alteram a absorção dos alimentos no intestino delgado, reduzindo o tempo de trânsito por esta estrutura e reduzindo a capacidade de absorção do mesmo.
Atualmente, realiza-se também uma parte gástrica ao procedimento intestinal, permitindo que haja diminuição da fome e mais facilidade para controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos.
Técnicas mistas
Chamada de cirurgia de yy-pass gástrico ou cirurgia de fobi-capella, causa diminuição na capacidade de recepção do alimento pelo estômago e na absorção de alimentos, também pelo intestino delgado. Costuma ter altos índices de sucesso.
O que deve acompanhar o tratamento?
O aconselhamento de um nutricionista é muito positivo para que o paciente seja capaz de reorganizar os seus hábitos alimentares. Com o auxílio desse especialista também fica mais fácil passar pela transição entre as dietas recomendadas, após a cirurgia bariátrica.
Além disso, há a necessidade de acompanhamento psicológico, para que a pessoa consiga lidar melhor com as alterações na rotina, no corpo, além de compreender quais são as limitações e benefícios de seu novo estilo de vida.
Exercícios físicos e cirurgia bariátrica: a combinação funciona?
Por fim, vamos responder à pergunta inicial deste artigo. A resposta sintética é: sim, a atividade física é parte importante da recuperação da cirurgia, além de auxiliar na perda de peso, diminuição da flacidez, aumento da disposição, força muscular e da energia. As atividades físicas também contribuem para a manutenção da autoestima do paciente.
Quando o médico permitir, deve-se introduzir exercícios brandos à rotina. Vale começar com caminhadas leves, em momentos em que o sol esteja fraco. Lembrando que é sempre importante utilizar equipamentos adequados para cada tipo de atividade física.
Exercícios respiratórios, para que haja melhora da expansão pulmonar, devem ser feitos antes e depois da cirurgia. Isso facilita a recuperação e ajuda no fortalecimento dos pulmões.
Após cerca de um mês, se houver aval do médico, o paciente pode buscar a ajuda de um fisioterapeuta ou educador físico. Exercícios aeróbicos contribuem para a perda de peso, enquanto o levantamento de peso auxilia o desenvolvimento de massa muscular.
A indicação é sempre a mesma: converse com o médico para saber qual é o seu limite, afinal alinhar exercícios físicos e cirurgia bariátrica é algo que deve estar sob a supervisão de especialistas da saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!