Dieta pós bariátrica

Etapas da dieta pós bariátrica

Aproximadamente 20% da população brasileira possui obesidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. Felizmente, é possível combater a obesidade com algumas opções de tratamento. Uma delas é a cirurgia bariátrica, que possibilita ao paciente a perda de até 40% do peso.

No entanto, para que o procedimento tenha sucesso é necessário que se cumpra à risca todas as indicações de pós-operatório. Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos os principais pontos sobre as etapas de dieta pós bariátrica.

O que é a cirurgia bariátrica?

A bariátrica ou cirurgia de redução do estômago, tem como principal objetivo diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão, visando reduzir a absorção de calorias, facilitando a perda de peso.

É considerado um procedimento bastante invasivo, por isso, a cirurgia bariátrica na maioria dos casos só é indicada como forma de tratamento para pacientes que já tentaram outras medidas terapêuticas ou no caso de risco à vida.

Como funciona a fase pré-operatória?

Na fase pré-operatória, o  paciente deve realizar exames, como por exemplo endoscopia digestiva e ultrassom abdominal, além de manter acompanhamento médico regular.

Recomenda-se que pacientes fumantes reduzam ao máximo a prática. Fumar aumenta significativamente as chances de complicações e dificulta a cicatrização. Além disso, são introduzidas mudanças alimentares e a prática de exercícios físicos na rotina do paciente antes da operação.

Quais são as etapas da dieta pós bariátrica? 

No pós-operatório da cirurgia bariátrica o paciente precisará tomar os devidos cuidados para garantir a boa cicatrização dos tecidos e fazer adequações alimentares. É importante ressaltar a necessidade de suporte nutricional para, mesmo com a dieta, garantir ao corpo os nutrientes necessários para o pleno funcionamento. 

Veja abaixo as etapas da dieta pós bariátrica:

Primeira etapa: Alimentação líquida

A dieta líquida é a primeira fase do pós operatório. Começa logo depois da cirurgia e dura aproximadamente duas semanas. Nesta etapa somente alimentos líquidos podem ser consumidos, em pequenas porções realizadas de  6 a 8 vezes ao dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições. 

Vale ressaltar a importância de, durante todas as etapas, tomar os suplementos prescritos pelo médico, para garantir o pleno funcionamento do corpo durante a etapa, além da ingestão de água em pequenas quantidades.

Segunda etapa: Alimentos pastosos

A segunda etapa consiste na dieta pastosa. Geralmente tem início cerca de 15 dias após da cirurgia, e nela a pessoa pode comer apenas alimentos pastosos como cremes de legumes, mingaus, purês de frutas cozidas ou cruas, purês de leguminosas, purês de proteínas ou vitaminas de frutas batidas com suco de soja ou água, por exemplo.

Terceira etapa: Alimentação sólida

A terceira fase do pós operatório tem início aproximadamente 30 dias depois da cirurgia . Nesta etapa, a pessoa já pode voltar a ingerir alimentos sólidos que precisam ser mastigados mas em pequenas quantidades distribuídas em 6 refeições diárias. 

Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro das principais informações sobre a dieta pós bariátrica. Portanto, caso tenha o desejo de realizar o procedimento, consulte a disponibilidade através de um médico de sua confiança.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe