A esteatose hepática, também conhecida popularmente como “gordura no fígado”, é um problema de saúde muito comum e que ocorre quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.
Quando não tratada de forma adequada, essa doença pode evoluir para quadros mais graves. Por isso, é necessário adotar medidas que, de fato, previnam o problema. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura do texto.
1) Diminua a quantidade de calorias consumidas
A redução do consumo calórico traz uma série de benefícios para o corpo, diminuindo a resistência à insulina, o peso e a gordura hepática. Essas vantagens são ampliadas quando a ingestão de carboidratos simples é restringida.
2) Faça uma dieta detox
Outra dica que ajuda na prevenção da esteatose hepática é adotar uma alimentação desintoxicante. Isso significa aumentar a ingestão de alimentos como a rúcula, couve, espinafre, beterraba, cenoura, etc.
Ainda, a dieta detox também favorece o emagrecimento, promove a queima de gordura localizada, desintoxica o corpo e reduz o inchaço abdominal. Em função desses resultados, é uma das medidas mais recomendadas.
3) Exercite-se
O aumento da atividade física reduz a concentração de gordura no fígado e o aumento nos níveis de enzimas hepáticas. Além disso, também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina do organismo.
Embora não seja o mais indicado, a simples prática de exercícios físicos, sem mudanças na dieta, também resulta em melhora da esteatose hepática. Essa vantagem advém tanto do treino aeróbico quanto de resistência.
4) Retire o glúten da alimentação
Existem estudos que evidenciam uma relação entre o glúten e a intoxicação crônica do organismo. Isso porque, ele funciona como uma cola e, quando está em excesso, causa microfissuras no intestino.
Em consequência disso, permite a entrada de grandes moléculas no intestino, que alcançam a corrente sanguínea, ocasionando uma sobrecarga no fígado. Sendo assim, o órgão terá que realizar suas funções normais e eliminar essas moléculas de grande porte do sangue.
5) Reduza o consumo de álcool
Em primeiro lugar, a abstinência de álcool promove uma grande melhora no quadro de esteatose hepática. Assim, ao ficar um mês sem ingerir bebidas alcoólicas, há uma melhora significativa da resistência à insulina, pressão arterial, peso e perfil lipídico.
Além disso, alguns estudos apontam que a diminuição no consumo de álcool pode levar à redução na expressão do fator de crescimento endotelial vascular e do fator de crescimento epidérmico.
6) Mantenha acompanhamento médico
Com a promessa de melhorar ou até curar a esteatose hepática, vendem-se diversos suplementos e fármacos como capazes de desintoxicar o fígado. No entanto, esses medicamentos não possuem aprovação das agências de saúde.
Por isso, o acompanhamento médico é essencial. Dessa forma, apenas com a orientação de um profissional você poderá tratar a esteatose e, na maioria das vezes, sem a necessidade de medicação.
Então, com a leitura deste post, você conheceu algumas das principais medidas indicadas para prevenir a esteatose hepática. Portanto, se você já tem o diagnóstico dessa condição, converse com seu médico para receber a orientação mais adequada ao seu caso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!